Portal de Conferências da IMED, VII Semana Acadêmica de Odontologia

Tamanho da fonte: 
TOXINA BOTULÍNICA NA CORREÇÃO DO SORRISO GENGIVAL
Laura Vendramini, Caroline Zatti, Lilian Rigo

Última alteração: 2017-11-03

Resumo


INTRODUÇÃO: A Toxina botulínica é um composto altamente venenoso expelido pelas bactérias do gênero Clostridium botulinum. A toxina passou a ser utilizada com uma aplicação local em um determinado músculo, a fim de provocar o relaxamento da região. Nos últimos anos, a Odontologia passou a ser procurada para fins estéticos, como por exemplo, nas correções do sorriso gengival nos casos de exposição excessiva da gengiva ao sorrir.

 

OBJETIVOS: O objetivo do presente trabalho foi verificar a satisfação do sorriso por alunos da Odontologia e o uso da toxina botulínica no tratamento da estética do sorriso gengival.

 

MÉTODOS: A pesquisa tem abordagem quantitativa descritiva, tendo sido realizada em maio de 2017, no curso de Odontologia da Faculdade IMED de Passo Fundo. A amostragem foi realizada por conveniência com os alunos de dois semestres e que aceitaram participar da pesquisa, finalizando em 50 estudantes de ambos os sexos. A coleta de dados foi realizada com base no roteiro de entrevista criado pelos pesquisadores, que indagava sobre a percepção do sorriso e a aplicação da toxina botulínica na correção do sorriso gengival, permitindo assim, apresentar os resultados descritivos.

 

RESULTADOS: Os resultados apresentados mostraram que, a maioria dos entrevistados tinha entre 20 e 30 anos de idade e é do sexo feminino (80%). Entre os entrevistados, 74% estão satisfeitos com o seu sorriso, além disso, alguns indivíduos possuem sorriso gengival (14%).   Em relação aos entrevistados que já realizaram tratamentos com o uso da toxina butolínica, apenas 4% já utilizaram desta técnica.

 

CONCLUSÃO: Observou-se que mesmo sendo uma amostra de jovens, nem todos estão satisfeitos com o seu sorriso.  Porém, poucos utilizaram a Toxina Botulínica do tipo A associada a técnica da gengivectomia, as quais corrige a exposição da gengiva excessiva ao sorrir. Estes procedimentos têm sido documentados na literatura atual como uma ferramenta poderosa e de grande importância nos tratamentos odontológicos.



Palavras-chave


: Toxina Botulínica. Sorriso gengival. Gengivectomia/gengiplastia. Odontologia.