Portal de Conferências da IMED, VII Semana Acadêmica de Odontologia

Tamanho da fonte: 
FATORES QUE INFLUENCIAM A COR FINAL DE RESTAURAÇÕES CERÂMICAS – REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA
Samara T. Boccardi, Atais Bacchi

Última alteração: 2017-11-03

Resumo


Introdução: A dificuldade em se obter adequada compatibilidade de cor da restauração cerâmica tem sido atribuída às inúmeras variáveis envolvidas.

 

Objetivos: relatar fatores que influenciam na cor final de restaurações cerâmicas.

 

Material  e  Métodos:  uma  revisão  narrativa  da  literatura  foi  realizada.  Artigos  foram buscados por um único operador na base de dados PUBMED/Medline  com os termos “ceramic color”, “ceramic appearance”, “ceramic masking ability”. Foram revisados artigos em inglês, de pesquisa clínica ou laboratorial, publicados a partir do ano de 2010.

 

Resultados: foram selecionados 20 artigos que avaliaram diversos fatores relacionados a cor final de restaurações cerâmicas. Foi observado que a estrutura do dente de suporte ou material de base restauradora fornece uma das principais fontes para a cor da restauração, uma vez que a cor do substrato tende a ser refletida através do material restaurador. Esta cor é então influenciada pela translucidez da restauração cerâmica, por ser evidenciada pela quantidade de reflexão e dispersão da luz. Assim, a quantidade de luz que é absorvida, refletida e transmitida depende da natureza química e do tamanho e quantidade das partículas que compõe o material cerâmico. Características inerentes ao sistema cerâmico utilizado foram diretamente associadas a espessura final da restauração nos resultados da cor da restauração. O processo de reproduzir a cor pretendida ou selecionada final também depende de múltiplos fatores relacionados ao agente de cimentação, tais quais a quantidade de  agente  opacificador  e  a  quantidade  de  pigmentos  que  lhe  proporciona  a  cor  e translucidez final. A cerâmica translúcida foi de maneira geral indicada para restaurações sobre substrato dentário pouco pigmentado, substrato de resina ou sobre pilares de zircônia.

 

Conclusão: Os resultados mostram que dentre os fatores que influenciam na cor final destacam-se,  a  cor  do  substrato  de  suporte,  a  cor  e  a  translucidez  do  material  de cimentação, a espessura da restauração, e a translucidez do material cerâmico restaurador.


Palavras-chave


cerâmica; restauração dentária permanente; prótese dentária.