Portal de Conferências da IMED, VII Semana Acadêmica de Odontologia

Tamanho da fonte: 
O USO DE PRÓTESE E SUA INFLUÊNCIA SOBRE A QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES IDOSOS – REVISÃO DE LITERATURA
Lyllian Grando De Oliveira, Michele de Conto Ferreira

Última alteração: 2017-11-03

Resumo


Introdução: Com o aumento da expectativa de vida da população, a busca por uma melhora na qualidade de vida dos pacientes idosos vem aumentando. A qualidade de vida está diretamente relacionada ao bem-estar geral do paciente. Com o passar dos anos, a necessidade pelo uso de próteses dentárias aumenta, podendo afetar de forma significativa a qualidade de vida de seu portador.

 

Objetivo: O objetivo deste trabalho foi verificar, através de uma revisão de literatura, a qualidade de vida associada ao uso de prótese em pacientes idosos.

 

Materiais e Métodos: A coleta de dados foi realizada por meio de uma consulta de artigos científicos atuais publicados no anos de 2010 a 2017 nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (Bireme) e Scientific Electronic Library Online (Scielo).

 

Resultados: Usuários de prótese, frequentemente, relatam dificuldades para mastigar, dificuldades na fala, deglutição e dores em decorrência dos traumas pela prótese, diminuição da autoestima e do contato social devido aos problemas de instabilidade das próteses. O descontentamento com o uso da prótese ocorre especialmente quando acontecem lesões de mucosa e injurias com a prótese, que expõem o idoso a uma situação de desconforto ou constrangimento pela estética da prótese. Essas perturbações que a prótese não adequada proporciona a vida dos idosos limita atividades de fala e mastigação, prejudicando o convívio social. Algumas manifestações bucais também podem ser desencadeadas por patologias sistêmicas que associadas ao uso da prótese podem interferir negativamente no bem estar do idoso.

 

Conclusão: A insatisfação pelo uso da prótese tem forte impacto na qualidade de vida do idoso, podendo causar aborrecimento, descontentamento, desânimo e outros sintomas que afetam o paciente física e psicologicamente.


Palavras-chave


qualidade de vida, saúde bucal, prótese dentária.