Portal de Conferências da IMED, X Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e IX Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação da IMED 2016

Tamanho da fonte: 
PRESENÇA DE CANDIDÍASE E FUNGOS DO GENERO Candida EM PACIENTES SUBMETIDOS À QUIMIOTERAPIA
Yeska Reichow Bandeira, Clarice Elvira Saggin Sabadin

Última alteração: 2016-07-26

Resumo


Introdução: Cada vez mais, o câncer vem se tornando um problema de saúde pública, pacientes com esse tipo de patologia, em sua maioria, recebem como tratamento essencial a quimioterapia, o qual pode levar a alterações celulares, bem como, a imensa imunossupressão, resultando em diversas manifestações orgânicas, sendo comuns as infecções por diversos tipos de microrganismos, entre eles espécies fúngicas que muitas vezes, não são percebidas pelas pessoas a volta ou até mesmo pelo próprio doente, o que pode ocasionar problemas mais graves a saúde do paciente.

Objetivo: Investigar a presença de candidíases e fungos do gênero Candida na cavidade oral de pacientes que estão sendo submetidos ao tratamento quimioterápico no Centro de Oncologia do Hospital da Cidade de Passo Fundo.

Métodos: Trata-se de um estudo descritivo de prevalência, em que foi aplicada uma ficha, onde foram colhidas informações a respeito de 25 pacientes que se encontram em tratamento quimioterápico. Também foi feito um exame clínico oral para diagnosticar a presença de candidíase, e após coletado material da mucosa com swab estéril, semeado em Ágar Sabourand com Cloranfenicol, incubadas a 25°C e observadas em 48h. Foram coletadas amostras de todos os pacientes, que concordaram participar da pesquisa, mesmo aqueles que não apresentarem a lesão para verificar a presença do fungo.

Resultados: dos pacientes examinado, nenhum apresentou candidíase oral e nas amostras coletadas, houve crescimento de fungos do gênero Candida em 25 (100%) delas.

Conclusão: conclui-se, portanto, que pacientes submetidos à quimioterapia não apresentam maior índice de candidíase oral, porem apresentam aumento significativo de fungos do gênero Candida na cavidade oral, quando comparados pela literatura, com pacientes sadios.


Palavras-chave


candidíase;quimioterapia;candida

Referências


HESPANHOL, F.L. et al. Manifestações Bucais em Pacientes Submetidos a Quimioterapia. Ciência E Saúde Coletiva, Juiz de Fora, v. 15, n. 1, p. 1084-1094, 2010.

JESUS, J, F, S. et al. Caracterização e ocorrência de Candida em pacientes submetidos ao tratamento antineoplásico. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 13, n. 1, p. 114-124, 2015.