Última alteração: 2016-07-14
Resumo
Introdução: A radiografia panorâmica é um dos exames de rotina mais utilizados nas especialidades odontológicas, auxiliando na identificação de alterações odontológicas e permitindo, em alguns casos, observar achados incidentais não relacionados á Odontologia como o ateroma de carótida (Brasileiro Junior et al., 2014).
Objetivo: Este trabalho tem como objetivo apresentar caso clínico de paciente assintomático com presença de ateroma de carótida diagnosticado em radiografia panorâmica.
Relato de Caso (Metodologia): Paciente V. A. P, gênero Masculino , 60 anos, assintomático,fumante, sem alterações sistêmicas, encaminhado para realizar exodontias. Ao exame panorâmico, observou-se imagens radiopacas nodulares bilaterais abaixo do ângulo da mandíbula, próximas as vértebras C3 e C4, com possível diagnostico de ateroma de carótida.
Considerações Finais: Os ateromas podem ser identificados pelo cirurgião dentista por meio das radiografias panorâmicas,abaixo do ângulo da mandíbula, próximas as vértebras C3 e C4. A detecção precoce do ateroma e o encaminhando do paciente para avaliação cardiológica é de suma importância, pois previne acidentes vasculares encefálicos e até o óbito do mesmo.
Palavras – Chave: Placa de Ateroma. Calcificação da Artéria Carótida. Aterosclerose.