Portal de Conferências da IMED, X Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e IX Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação da IMED 2016

Tamanho da fonte: 
PLACAS DE ATEROMA: RELATO DE CASO CLINICO
Franciele L. Monteiro, Fabiola Fátima Gaiatto, Luiz Felipe R. Tessara, Kelma Castro Zanatta

Última alteração: 2016-07-14

Resumo


Introdução: A radiografia panorâmica é um dos exames de rotina mais utilizados nas especialidades odontológicas, auxiliando na identificação de alterações odontológicas e permitindo, em alguns casos, observar achados incidentais não relacionados á Odontologia como o ateroma de carótida (Brasileiro Junior et al., 2014).

 

Objetivo: Este trabalho tem como objetivo apresentar caso clínico de paciente assintomático com presença de ateroma de carótida diagnosticado em radiografia panorâmica.

 

Relato de Caso (Metodologia): Paciente V. A. P, gênero Masculino , 60 anos, assintomático,fumante, sem alterações sistêmicas, encaminhado para  realizar exodontias.  Ao exame panorâmico, observou-se imagens radiopacas nodulares bilaterais abaixo do ângulo da mandíbula, próximas as vértebras C3 e C4, com possível diagnostico de ateroma de carótida.

 

Considerações Finais: Os ateromas podem ser identificados pelo cirurgião dentista por meio das radiografias panorâmicas,abaixo do ângulo da mandíbula, próximas as vértebras C3 e C4. A detecção precoce do ateroma e o encaminhando do paciente para avaliação cardiológica é de suma importância, pois previne acidentes vasculares encefálicos e até o óbito do mesmo.

 

Palavras – Chave: Placa de Ateroma. Calcificação da Artéria Carótida. Aterosclerose.


Palavras-chave


Placa de Ateroma. Calcificação da Artéria Carótida. Aterosclerose.

Texto completo: PDF