Portal de Conferências da IMED, X Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e IX Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação da IMED 2016

Tamanho da fonte: 
FRATURA DE INSTRUMENTOS ENDODONTICOS
Marília Poy, Volmir J Fornari, Mateus S M Hartmann, José Roberto Vanni

Última alteração: 2016-07-26

Resumo


Introdução: O tratamento endodôntico busca, através da limpeza, desinfecção e obturação do canal radicular, a recuperação estética e funcional do elemento dentário envolvido em patologia pulpar ou apical.

Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar, por meio de radiografias periapicais, quais grupos de molares são mais susceptíveis à ocorrência de fraturas de instrumentos endodônticos de níquel titâneo, bem como em quais raízes correspondentes são mais frequentes estes achados e o terço radicular onde mais acontece este acidente.

Metodologia: Para tanto, procedeu-se à análise de dados recolhidos junto aos prontuários em atendimento odontológico no curso de especialização em Endodontia no CEOM. O fragmento do instrumento foi verificado através do exame radiográfico e conferido visualmente medindo-se o instrumento de preparo  ao retira-lo do canal radicular após o uso.

Resultado: Do total de 500 pacientes atendidos, 5,2% dos molares tratados apresentaram fratura de instrumento de Niti, e deste total, 1,2% pertence a molares superiores, e 4,0% a molares inferiores. Em relação ao canal radicular mais envolvido com a fratura do instrumento no superior foi o MV com 83,33% e nos inferiores com o ML com 70% dos casos em ambos os casos o terço apical foi o mais envolvido: 66,67% nos superiores e 80% nos inferiores.

Conclusão: Sendo assim concluímos que todo cuidado é pouco no transcorrer do tratamento endodôntico, principalmente nos canais ML de molares inferiores e MV de molares superiores. Assim devemos manter cautela na escolha da forma de instrumentação, utilizando instrumentos de NiTI sempre novos. Um bom conhecimento anatômico a partir da radiografia inicial periapical deve ser observado, levando-se sempre em conta a curvatura do canal radicular a ser tratado.


Palavras-chave


Endodontia. Instrumento Odontológico. Canal Radicular

Referências


NAVARRO, J. et. al. Tratamento de canais com instrumentos fraturados: relato de casos. Uningá Review, Umuarama, v. 14, n. 1., p. 79-84, 2013.