Portal de Conferências da IMED, X Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e IX Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação da IMED 2016

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RELACIONAMENTO PACIENTE-DENTISTA COMO DETERMINANTE NA INTENSÃO DE VOLTAR AO ATENDIMENTO
Michele Natara Portilio, Manueli Tomasi, Lilian Rigo, Jandir Pauli

Última alteração: 2016-07-21

Resumo


Introdução

A lealdade (intenção de voltar) tem sido alvo de vários estudos, sendo por diversas vezes considerada como um antecedente do desempenho organizacional. A lealdade a uma marca, produto e nesse caso, serviço, requer uma forte disposição interna do paciente em continuar retornando ao mesmo cirurgião-dentista.

Objetivos

Verificar o afeto e cognição na intenção dos pacientes em retornar aos atendimentos odontológicos com o (a) dentista.

Métodos

O delineamento do estudo é do tipo quantitativo analítico transversal. A amostragem foi realizada por conveniência, onde todos os pacientes em tratamento nas Clínicas de Odontologia da graduação e pós-graduação da Faculdade Meridional presentes na cidade de Passo Fundo e de dois consultórios particulares situados na cidade Carazinho, sendo todos situados no Rio Grande do Sul, Brasil, durante os meses de novembro de 2015 a abril de 2016 para participar da pesquisa, o que resultou em uma amostra de 150 pessoas.  Para possibilitar a pesquisa foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário, estruturado com perguntas fechadas, nele continha questões sociodemográficas auto aplicativas e as escalas de afeto percebido, aspectos cognitivos e intenção de voltar. Analisamos os dados de forma descritiva, através dos resultados obtidos pelas variáveis do questionário sociodemografico, além de realizar um cruzamento dos dados para verificar inferências estatísticas ao nível de significância de 5%. Os dados foram analisados através do software estatístico SPSS.

Resultados

Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos entrevistados da amostra são do sexo feminino (53,4%), solteiros (as) (42,9%), estudaram até o segundo grau (39,4%), frequentam o dentista pelo menos 1 vez por mês (40,3%), o dentista tem 30 ou menos anos de idade (53,8%), sendo a maioria dos profissionais do sexo feminino (59,1 %).  Na análise inferencial ao teste de ANOVA verificou-se que houve uma relação estatisticamente significativa entre o afeto e cognição no retorno do paciente ao dentista (p<0,001).

Conclusão

Diante disso, podemos concluir que o afeto e a cognição são determinantes no momento da recompra, neste aspecto a personalidade do paciente surge como uma característica importante de análise, para identificar distinções em relação à lealdade do cirurgião-dentista.

Palavras-chave: Relações Dentista-Paciente, Serviços de Saúde, Intenção de voltar.


Palavras-chave


Relações Dentista-Paciente, Serviços de Saúde, Intenção de voltar

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