Portal de Conferências da IMED, X Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e IX Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação da IMED 2016

Tamanho da fonte: 
A ÉTICA PROTESTANTE E O SISTEMA DE PATENTES
Gabriel Zanatta Tocchetto, Salete Oro Boff

Última alteração: 2016-07-13

Resumo


O estudo em tela produz uma análise comparativa entre o contexto evolutivo do sistema de patentes brasileiro e o estadunidense a partir da ótica de Max Weber em sua obra “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”. A pesquisa parte da situação de que ao observar-se a cultura protestante dos Estados Unidos e a católica do Brasil, é possível identificar um paralelo cultural com o desenvolvimento da obra citada e diagnosticar quais as principais diferenças existentes nas duas culturas, que geram o distanciamento econômico e operacional entre elas. A partir da análise dos motivos pelos quais parte da burguesia se converteu ao protestantismo, mostra-se possível observar, elementos existentes no protestantismo que não estão presentes à administração utilizada pelo Brasil, levando a concluir pela a necessidade de um Estado mais economicamente ativo (no qual não se minimiza a administração para que a economia tenha um desenvolvimento mais intenso, mas alia-se a administração à economia) como forma de solução desse problema em específico.

Palavras-chave


Sistema de Patentes. Protestantismo. Catolicismo. Brasil. Estados Unidos da América.

Referências


AZEVEDO, Dermi. A Igreja e seu Papel Político no Brasil. Estudos Avançados, São Paulo, volume 18, nº 52, p. 109-120, Set/Dez. 2004. SOBRENOME, PRENOME; SOBRENOME, PRENOME abreviado abreviado Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico, Local de publicação, volume, número ou fascículo, paginação, data de publicação do periódico. ONUBR, Nações Unidas no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 25/04/2016. PORTAL DA INDÚSTRIA. Disponível em: . Acesso em 25/04/2016 SCHUMPETER, Joseph Alois. Teoria do Desenvolvimento Econômico. São Paulo: Nova Cultura Ltda., 1997. SOCIAL WELFARE HISTORY. Disponível em: . Acesso em: 01/05/2016. THE WORLD BANK. Disponível em: . Acesso em: 01/05/2016. WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2013. WORLD INTELECTUAL PROPERTY ORGANIZATION. Disponível em: . Acesso em: 01/05/2016.

Texto completo: PDF