Portal de Conferências da IMED, X Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e IX Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação da IMED 2016

Tamanho da fonte: 
A EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA COM PACIENTES ONCOLÓGICOS NA LIGA FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER
Manueli Tomasi, Sibeli Garbin Zanin

Última alteração: 2016-07-19

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo uma breve reflexão sobre as práticas atuais na área da Psico-Oncologia a partir de uma experiência de estágio em uma casa de acolhimento a mulheres com câncer.  Os estágios curriculares são importantes para a formação em Psicologia e desenvolvem as habilidades dos estudantes na atuação como futuros profissionais da área. A metodologia utilizada é um relato de experiência prática realizada no local de estagio básico do curso de Psicologia da Faculdade IMED na Liga Feminina de Combate ao Câncer do primeiro semestre de 2016.  As atividades desenvolvidas pelo estagiário foram: acolhimento inicial das mulheres em tratamento oncológico e o seus acompanhantes, oferecendo uma escuta psicológica de uma maneira que elas expressem os seus anseios, sentimentos, e angustias; estudos de caso dos atendimentos realizados; e observação do fazer como Psicólogo, por meio dos discursos dos pacientes, e dos seus acompanhantes, familiares ou não. O acolhimento inicial feito pelo estagiário da Psicologia proporcionou que os pacientes oncológicos se sentissem mais preparados a receber o tratamento. Promoveu uma melhora na saúde mental, na medida em que reduziu os efeitos de estresse, decorrente dos tratamentos desgastantes. Esta experiência evidencia o quanto o atendimento psicológico pode auxiliar no equilíbrio emocional e no enfrentamento da doença. Por fim, este trabalho demonstra a importância do contato do estagiário com estes pacientes ajudando na construção da sua identidade profissional.


Palavras-chave


Psico-Oncologia; acolhimento inicial; identidade profissional.

Referências


Scorsolini-Comin, F., Vilela e Souza, L., & Santos, M. A. D. (2008). Tornar-se psicólogo: experiência de estágio de Psico-oncologia em equipe multiprofissional de saúde. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 9(2), 113-125.

Scannavino, C. S. S., Sorato, D. B., Lima, M. P., Franco, A. H. J., Martins, M. P., Júnior, J. C. M., ... & Valério, N. I. (2013). Psico-Oncologia: atuação do psicólogo no Hospital de Câncer de Barretos. Psicologia USP24(1), 35-53.


Texto completo: PDF