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A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA RELAÇÃO DA EMPRESA COM OS COLABORADORES
Jessica Casali Turcato, Marisanda da Silva Casali, Daniel Knebel Baggio, Eliana Ribas Maciel

Última alteração: 2016-07-21

Resumo


O presente artigo analisa a relação existente entre uma empresa multinacional do setor energético e os seus colaboradores, buscando identificar a influência do comportamento socialmente responsável nesta relação. Na busca de alcançar o objetivo principal deste estudo, identificaram-se as percepções dos colaboradores fundamentadas nos sete princípios da norma ISO 26000 e nas teorias que envolvem a cultura, o relacionamento interno e o comportamento organizacional sob a ótica da responsabilidade social corporativa. No tocante da metodologia utilizada, a pesquisa foi classificada quanto aos fins como exploratória e descritiva, quanto aos meios como bibliográfica, documental e estudo de caso; desenvolvida pela aplicação de questionários a amostras não probabilísticas, definidas por critério de intencionalidade. Os resultados apontam que os colaboradores reconhecem que a empresa inclui em sua conduta os sete princípios da norma ISO 26000, também, consentem de maneira satisfatória com os benefícios agregados no comportamento, na cultura, nos valores e nos relacionamentos internos da organização. Assim, demonstrando que os colaboradores estão alinhados as Políticas de Sustentabilidade e aos valores da empresa e, firmando as teorias que abordam os benefícios ao ambiente empresarial advindos das ações em responsabilidade social.


Palavras-chave


Comportamento Organizacional. Cultura Organizacional. Princípios da ISO 26000. Responsabilidade Social Corporativa.

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