Portal de Conferências da IMED, X Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e IX Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação da IMED 2016

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O COMPROMISSO DA EMPRESA COM A COMUNIDADE SOB A ÓTICA DA ISO 26000 E DAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Jessica Casali Turcato, Marisandra da Silva Casali, Daniel Knebel Baggio, Eliana Ribas Maciel

Última alteração: 2016-07-21

Resumo


O presente artigo propõe identificar a relação existente entre a empresa e o público externo local a partir da percepção da própria comunidade, baseada nas práticas sociais adotadas e no cumprimento dos sete princípios da norma ISO 26000 referentes ao comportamento socialmente responsável. Para alcançar o objetivo principal deste estudo a fim de identificar a contribuição da empresa nessa relação levantaram-se os projetos sociais desenvolvidos no município de Garruchos/RS e de São Luiz Gonzaga/RS e, identificaram-se as percepções desses públicos tendo como base teórica os sete princípios da ISO 26000 e os temas relacionados à responsabilidade social corporativa. A metodologia utilizada classificou a pesquisa quanto aos fins como exploratória e descritiva, quanto aos meios como bibliográfica, documental e estudo de caso; realizada por aplicação de questionários a amostras não probabilísticas e definidas por critério de intencionalidade. Os resultados apontam uma relação satisfatória entre a empresa e o público externo e, os projetos sociais demonstraram o comprometimento com o enraizamento local e o desenvolvimento da comunidade. Portanto, conclui-se que a responsabilidade social corporativa se mostrou como principal ferramenta para aproximar a comunidade e a empresa, agregando valor a ambos.


Palavras-chave


Empresas Socialmente Responsáveis. Práticas Sociais. Princípios da ISO 26000. Responsabilidade Social Corporativa. Responsabilidade Social.

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