Última alteração: 2016-07-14
Resumo
Introdução: O Programa Nacional de Imunizações (PNI) tem como objetivo, em primeira instância, o controle de doenças através de amplas coberturas vacinais, para que a população possa ser provida de imunidade contra as doenças contempladas pelo programa. Neste sentido, a imunização dos profissionais da área de saúde, objetiva a proteção deste contra doenças às quais esses indivíduos estão mais expostos em decorrência da atividade que desenvolvem, como as hepatites A e B, influenza, sarampo, caxumba, rubéola, varicela e tuberculose, todas preveníveis através da vacinação. Para outras infecções como hepatite C e HIV, até o momento não existem vacinas disponíveis, sendo sempre necessária a adoção de normas de segurança, além da profilaxia pós-exposição.
Objetivos: Estruturar um programa de gerenciamento de dados para o controle promoção da importância da imunoprofilaxia entre os estudantes de odontologia, medicina e medicina veterinária da IMED.
Metodologia: Implementar um processo de tabulação de informações de todos os estudantes dos cursos da área da saúde referente a o perfil de imunoprofilaxia dos mesmos. Serão inseridas informações referentes a imunoprevenção de hepatite A e B, tétano, influenza, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, tuberculose e Raiva. O gerenciamento dos dados será realizado semestralmente com a entrada de novas turmas na instituição. Em um segundo momento, de posse dos dados completos te todos os estudantes serão implementadas medidas de capacitação dos estudantes, referentes aos cuidados com a atualização das vacinas recomendadas pelo ministério da saúde, bem como com relação a importância dos acidentes com material biológico, frequentemente presentes nestas profissões.
Resultados: Espera-se com este projeto que o CIBio/IMED tenha uma banco de dados com informações de qualidade para que nos casos de acidentes ocupacionais com material biológico, o atendimento da ocorrência seja rápida e efetiva. Os resultados obtidos com o presente trabalho serão também de grande valia para a implementação de medidas educativas no calendário anual da instituição
Considerações finais: Esperamos reduzir a frequência de acidentes ocupacionais entre os estudantes e que os mesmos estejam protegidos quando do atendimento clinico da comunidade externa
Palavras-chave
Referências
BRASIL, Ministério da Saúde. Programa nacional de imunizações, 2003. BRASIL, Ministério da Saúde. Manual dos centros de referencia para imunobiológicos especiais, 3ed., 2006.