Portal de Conferências da IMED, X Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e IX Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação da IMED 2016

Tamanho da fonte: 
Ondas e Energia : da física quântica aos benefícios na saúde social ao contato com a natureza
Tales Gonçalves Visentin, Grace Tibério Cardoso de Seixas

Última alteração: 2016-07-26

Resumo


O presente estudo pretende demonstrar por meio de análises metodológicas já desenvolvidas, com teorias e práticas comprovadas, como funciona e como se constitui a forma do espaço-tempo, no qual os corpos materiais e imateriais interagem a partir das leis de fractais, em macro e microescalas. O eletromagnetismo é um exemplo de força natural da natureza, que se manifesta na forma de ondas, como por exemplo os ímãs presos na geladeira e aquela sensação de dor quando você soca a mesa (impulsos elétricos que se movimentam através de determinadas frequências da sua mão até o seu cérebro, após a repulsão eletromagnética entre os átomos da mão e os da mesa). Ambas sensações e efeitos que fluem na base de ondas, ondas eletromagnéticas. Essas energias foram amplamente estudadas por Albert Einstein (1879-1955) em suas pesquisas e artigos publicados em 1905, no qual desenvolveu a mais famosa equação matemática da física: E=mc2, relacionou e demonstrou que existe uma equivalência entre massa(m) e energia (E). Einstein comprovou que a matéria pode se converter em energia e vice-versa, ou seja, a energia vibracional de um corpo com massa influencia outros corpos ao seu redor. Sendo assim, irão ser estudadas as constantes trocas de energias que atuam em ondas eletromagnéticas de baixa frequência, pelo campo magnético dos átomos que constituem as moléculas dos nossos corpos, ao se relacionar com as moléculas e estruturas da natureza. Visando comparar as relações presentes, esta pesquisa buscará propor projetos paisagísticos com foco na medicinal natural e conforto ambiental, beneficiando a saúde da sociedade como um todo.


Palavras-chave


Física, Ondas, Natureza, Paisagismo

Referências


REDAÇÃO. Comprovada existência da onda gravitacional. Disponível em: <http://noticias.band.uol.com.br/ciencia/noticia/100000793666/comprovada-existencia-da-onda-gravitacional.html>. Acesso em: 11 fev. 2016.

BRITO, A. J. Geometrias Não-Euclidianas: Um estudo histórico-pedagógico. 1995. 187 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1995.

ASSIS, T. A. et al. Geometria fractal: propriedades e características de fractais ideais. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 2, 2304. 2008.

MAIA, M. C. Os fractais na vida real. Disponível em < http://arquitetandosonhos.blogspot.com/ 2008/11/os-fractais-na-natureza.html>. Acesso em 20 abril 2016.

Ulrich, R. and Addoms, D., 1981, ‘Psychological and recreational benefits of a park’, Journal of Leisure Research, vol. 13, pp. 43–65.

Smith, D., 1998, ‘Horticultural Therapy: The garden benefits everyone’, Journal of Psychosocial Nursing and Mental Health Services, vol. 36, no. 10, pp. 14–21.