Portal de Conferências da IMED, X Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e IX Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação da IMED 2016

Tamanho da fonte: 
Orientação profissional em grupo na escola pública relato de experiência com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
André Luiz Bergamin, Naiana Dapieve Patias

Última alteração: 2016-07-12

Resumo


Introdução

Neste trabalho, será descrita, de forma breve, o relato de uma das intervenções que estão sendo realizadas no estágio básico II em um escola pública da cidade de Passo Fundo-RS. A intervenção a qual será descrita refere-se a Orientação Profissional (OP) em grupo com alunos da EJA. A proposta de OP tem por objetivo criar oportunidade de refletir sobre as possibilidades de inserção no mercado profissional através da conscientização sobre a importância de pensar sobre a escolha e as dificuldades em escolher uma profissão, além de proporcionar autoconhecimento afim de auxiliar nas escolhas profissionais .

 

Método

A intervenção em OP foi realizada com alunos de três turmas do EJA, na qual participaram cerca de 75 jovens e adultos, de ambos os sexos, de uma escola pública da cidade de Passo Fundo-RS. A atividade descrita está sendo realizada, de maneira supervisionada, em estágio básico II. A proposta surgiu da demanda dos próprios alunos, após as observações e escutas do contexto escolar (alunos, professores e gestores) em estágio básico I. Desde então, construiu-se uma intervenção, em grupo.

O cronograma de execução das atividades foi construído de acordo com sugestões dos próprios alunos, e está sendo realizado em frequência quinzenal, em horário e sala cedidos pela escola. Foram construídos cinco encontros com cada grupo abarcando temas como autoconhecimento, escolhas, mercado de trabalho, currículo e entrevista de emprego. Para isso, estão sendo utilizados exercícios de autoconhecimento, dinâmicas, recursos audiovisuais (como vídeos, por exemplo).

 

Resultados e Discussão

Foram realizados três encontros por turma até o momento. Percebeu-se que os encontros estão possibilitando aos alunos o exercício de reflexão sobre a profissão futura. Os mesmos relatam a importância deste espaço, pois nunca tiveram a oportunidade de refletir sobre.

Em meio ao processo grupal de orientação, alguns participante relataram que não possuíam planos para o futuro, que seu intuito era de apenas concluir o ensino médio, e que com o grupo de orientação possibilitou uma nova visão e planos para um futuro próximo.

O grupo de OP possibilitou que os mesmos pudessem ter motivação para buscar informações e pensar sobre perspectivas de um projeto profissional.


Palavras-chave


Orientação profissional, Jovens e adultos, Mercado de trabalho

Referências


Zavareze, T. E. (2008). O papel da orientação profissional na escolha profissional do adolescente. www.Psicologia.com.pt.

Ramos, D. O., Seidl-de-Moura, M. L., & Pessôa, L. F. (2013). Jovens e metas para o futuro: Uma revisão crítica da literatura. Estudos de Psicologia, 18(3), 467-475.


Texto completo: PDF