Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à Portal de Conferências da IMED?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Diretrizes para Autores

De acordo com o constante no Regulamento da Mostra presente em https://goo.gl/vze6tu

 

Regulamento para Submissão e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos na X Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e IX Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação da Faculdade Meridional IMED 2016

 

SUMÁRIO:

Do âmbito geral

Das linhas de publicação

Das Submissões

Da inscrição

Da autoria e orientação

Dos Pôsteres

Dos Artigos

Do público alvo

Das datas e prazos

Da avaliação dos trabalhos

Da premiação

Do âmbito geral

Artigo 1º - Para os efeitos do presente Regulamento e no âmbito da X Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e IX Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação da IMED, serão aceitos trabalhos acadêmicos resultantes de atividade de pesquisa e/ou de extensão, na forma de pôster eletrônico e/ou artigo, elaborados individual ou coletivamente.

Parágrafo Primeiro: Por pesquisa, compreende-se a atividade que tem por objeto a produção do conhecimento, vinculada a um referencial científico e metodológico.

Parágrafo Segundo: Por extensão, compreende-se a atividade que tem por objeto a aplicação e divulgação do conhecimento científico entre a Instituição de Ensino Superior e a comunidade externa.

Artigo 2º - Os autores de trabalhos submetidos deverão referenciar e incluir créditos em todo conteúdo inserido em sua pesquisa, identificando os autores e as fontes destes materiais, eventual identificação de plágio ou cópia sem as devidas referências sujeitarão o trabalho submetido à imediata desclassificação.

Parágrafo Único - A Faculdade Meridional e a coordenação do evento se eximem de quaisquer ônus e/ou responsabilidade por eventual plágio ou quaisquer arguições relativas à autoria dos trabalhos submetidos, devendo seus autores responderem, penal e civilmente, pelas irregularidades apresentadas.

 

Das linhas de publicação

Artigo 3º - Serão aceitas publicações com foco nas seguintes áreas: Administração; Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação; Direito; Engenharia Civil; Engenharia Mecânica; Medicina; Odontologia; Psicologia; Sistemas de Informação. Temas que não se enquadrem nas opções referenciadas anteriormente devem ser alocadas em “Outros Temas”.

 

Das submissões

Artigo 4º - Para submissão, gestão, avaliação e disponibilização dos trabalhos será utilizada a Plataforma Open Conference Systems (OCS) traduzida para o português pelo IBICT como Sistema Online de Acompanhamento de Conferências (SOAC) disponível em: http://soac.imed.edu.br/. Os passos para submissão estão disponíveis no Manual presente no link: https://goo.gl/vze6tu).

Parágrafo Primeiro: A submissão deverá ser realizada por um(a) dos(as) autores(as) e não pelo orientador(a). O(A) mesmo(a) que realizar a submissão deverá realizar a inscrição e o pagamento referente ao(s) trabalho(s), se este aprovado(s) para apresentação.

Parágrafo Segundo: O(A) autor(a) que realizar a submissão será o responsável do trabalho e terá total responsabilidade pela(s) informação(ões) referente(s) ao(s) autor(es), o(s) e-mail(s) e demais dados que devem ser alimentados no momento do cadastro. É de responsabilidade daquele que realizou a submissão, acompanhar as informações através da plataforma, do e-mail cadastrado e do site da IMED.

Parágrafo Terceiro: Os dados alimentados na Plataforma no momento da submissão serão utilizados para a certificação. Portanto, é de obrigação de quem realizar a submissão incluir devidamente todos os autores e seus dados e o orientador como “último” autor (não há espaço específico para orientador na Plataforma SOAC). Estes dados serão utilizados para Certificação do evento.

Parágrafo Quarto: A submissão passará por avaliação cega e após será encaminhado e-mail com observações, pendências e status (se aceito, aceito com pendência ou reprovado) para o
e-mail cadastrado no momento da submissão do trabalho.

Parágrafo Quinto: Em caso de aprovação do trabalho e posterior a apresentação, incluíndo-se observações e/ou correções sugeridas, o trabalho deverá ser submetido novamente no prazo estipulado no Artigo 10º, em caso de Artigo, com as complementações pedidas no Artigo 8º § 6 deste regulamento.

Parágrafo Sexto: Os trabalhos na modalidade Pôster deverão seguir as orientações dispostas no Artigo 7º deste regulamento e os trabalhos na modalidade Artigo deverão seguir as orientações dispostas no Artigo 8º deste regulamento.

 

Da inscrição

Artigo 5º - A inscrição deverá ser realizada a partir do Portal de Inscrições da Faculdade Meridional disponível em: http://www.imed.edu.br/inscricao após o recebimento da confirmação de aceite do trabalho para apresentação.

Parágrafo Primeiro: A inscrição deverá ser realizada por um(a) dos(as) autores(as) e não pelo orientador. O mesmo que realizou a submissão deverá realizar a inscrição do trabalho.

Parágrafo Segundo: O valor para inscrição para cada trabalho é de R$ 40,00 (quarenta reais).

Parágrafo Terceiro: A inscrição no evento será efetivada mediante a comprovação do pagamento do boleto emitido no momento da inscrição.

Parágrafo Quarto: Existem três modalidades de inscrição, submissão de trabalhos: (1) inscrição para trabalho único, (2) inscrição para dois trabalhos e (3) inscrição para três trabalhos.

Parágrafo Quinto: Os alunos bolsistas ativos de iniciação científica e tecnológica da Faculdade Meridional terão inscrição específica com possibilidade de isenção de 50% no valor da inscrição.

Parágrafo Sexto: Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos sob nenhuma hipótese.

 

Da autoria e orientação

Artigo 6º - A submissão e autoria de trabalhos será limitada.

Parágrafo Primeiro: Serão aceitos apenas 3 (três) autores(as) e 1 (um) orientador para cada trabalho.

Parágrafo Segundo: Serão aceitos no máximo de 3 (três) submissões por autor.

Parágrafo Terceiro: Cada trabalho deverá, obrigatoriamente, conter um professor orientador que deverá ser cadastrado na plataforma, no momento da submissão, como último autor (não há espaço específico para orientador na Plataforma SOAC).

Parágrafo Quarto: O não cumprimento do Artigo 6º acarretará a automática desclassificação das submissões excedentes.

Parágrafo Quinto: As apresentações dos trabalhos deverão ocorrer impreterivelmente nas datas, turnos e horários estabelecidos pela Comissão Organizadora do evento.

 

Dos Pôsteres

Artigo 7º - “Um pôster científico é um documento no qual se apresentam graficamente um projeto, os dados preliminares ou os resultados de uma pesquisa. Tem como principal finalidade atrair a atenção para o tema da pesquisa apresentado, deve ser claro, de fácil leitura, e seguir padrões de estética simples e atrativos” (KOLLER, 2014, p. 141). Para os efeitos do evento, devem constar: introdução/objetivos, metodologia/método, hipóteses/descrição/análise de dados, resultados/considerações finais e as referências bibliográficas de uma pesquisa científica ou de extensão.

Parágrafo Primeiro: Para submissão é obrigatório apenas a submissão do resumo.

Parágrafo Segundo: O resumo deverá, obrigatoriamente, ser inserido na Plataforma SOAC no momento da submissão, com o limite máximo de 2.500 caracteres com espaço e estar estruturado preferencialmente com: introdução/objetivos, metodologia/método, hipóteses/descrição/análise de dados, resultados/considerações finais e referências. A inserção do arquivo de apresentação no momento da submissão é opcional.

Parágrafo Terceiro: Para apresentação oral será permitido apenas 1 (um) autor(a) por pôster desde que conste seu nome no trabalho desde a submissão.

Parágrafo Quarto: O tempo máximo disponível para explanação (incluído o tempo de preparação de material para apresentação) será de 5 (cinco) minutos. Discussões, apontamentos e considerações serão realizadas ao final da sessão.

Parágrafo Quinto: O sistema de apresentação de pôsteres será eletrônico, consistindo em modalidade de apresentação onde os pôsteres serão visualizados por projeção através de data show, em sistema de rodízio, demandando a presença física do autor no dia da apresentação.

Parágrafo Sexto: A confecção do pôster eletrônico deverá obedecer às seguintes diretrizes:

I Os arquivos deverão estar salvos em formatos “.ppt” ou “.pptx”.

II O pôster deverá ter o formato dos modelos disponibilizados (Exemplos disponíveis em: https://goo.gl/vze6tu). O pôster será virtual, portanto não será necessária sua impressão.

III As imagens deverão conter boa resolução, se houver, e a disposição e tamanho da tipografia (letra) deverá seguir preferencialmente o modelo disponibilizado. Com as seguintes observações: a tipografia deve ter o tamanho mínimo de 12pt e máximo de 14pt em slide padrão.

IV O pôster eletrônico utilizado para apresentação deverá conter os seguintes elementos: título do trabalho, autoria, orientação, introdução/objetivos, metodologia/método, hipóteses/descrição/análise de dados, resultados/considerações finais e as referências. Em apenas 1 (um) slide.

V A utilização de gráficos e/ou figuras/imagens ficará a critério do(s) autor(es).

 

Dos Artigos

Artigo 8º- O artigo científico, segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT –, NBR 6022:2003, trata-se de parte de uma publicação, com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. O artigo completo deverá ter no mínimo 4 (quatro) e no máximo 10 (dez) páginas com efetivas contribuições para o conhecimento nas áreas temáticas do evento.

Parágrafo Primeiro: Em primeira submissão, que será encaminhada para avaliação cega, não será permitida qualquer referência de autoria ou que possa levar a essa. Após avaliação cega por pares e apresentação do artigo, este sendo aprovado, deverá ser submetido novamente com todos os dados de autoria e orientação no prazo descrito no Artigo 8º § 6.

Parágrafo Segundo: O tempo máximo disponível para explanação (incluído o tempo de preparação de material para apresentação) será de 10 (dez) minutos. Discussões, apontamentos e considerações serão realizadas ao final da sessão temática.

Parágrafo Terceiro: Para apresentação oral será permitido apenas 1 (um) autor(a) por artigo desde que conste seu nome no trabalho desde a submissão.

Parágrafo Quarto: Formatação a ser utilizada segundo a normalização ABNT: Margens da página 3 cm esquerda e inferior e 2 cm direita e superior; Tipografia (fonte) Times New Roman ou Arial, corpo de texto e títulos 12pt e entrelinhas 1,5; citações longas e notas de rodapé 10pt e entrelinhas 1; Tamanho do papel A4 (210x297 mm) em formato “.doc” ou “.docx”. (Exemplo disponível em: https://goo.gl/vze6tu). Estrutura do artigo (NBR 6022:2003):

I Elementos pré-textuais

a)      Título, e subtítulo (se houver) (obrigatório);

b)      Nome(s) do(s) autor(es) seguido em nova linha da titulação, curso ou pós-graduação, IES a que está vinculado e e-mail (dados inseridos obrigatoriamente somente na versão final – Artigo 8º § 6);

c)      Resumo na língua do texto (obrigatório);

d)     Palavras-chave na língua do texto (de três a cinco palavras) (obrigatório).

e)      Título, e subtítulo (se houver) em língua estrangeira (obrigatório);

f)       Resumo em língua estrangeira (obrigatório);

g)      Palavras-chave em língua estrangeira (de três a cinco palavras) (obrigatório).

 

II Elementos textuais

a)      Introdução (obrigatório: justificativa, objetivo e problema);

b)      Metodologia (obrigatório: métodos e técnicas aplicadas para o desenvolvimento da pesquisa)

c)      Desenvolvimento (obrigatório: resultados e discussões);

d)     Considerações finais (obrigatório).

 

III Elementos pós-textuais

a)      Referências (obrigatório);

b)      Glossário (opcional);

c)      Apêndice(s) (opcional);

d)     Anexo(s) (opcional).

 

Parágrafo Quinto: Formatação a ser utilizada segundo a normalização APA[1]: Margens da página 2,54 cm em todos os lados; Tipografia (fonte) Times New Roman 12pt e entrelinhas 2 (dupla); Tamanho do papel A4 (210x297 mm). (Exemplo disponível em: https://goo.gl/vze6tu):

I Estrutura do artigo (APA, 2012, pp. 41-58):

a)      Título, e subtítulo (se houver) (obrigatório);

b)      Título, e subtítulo em língua estrangeira (obrigatório);

c)      Nome(s) do(s) autor(es) seguido (em rodapé) da titulação, curso ou pós-graduação, IES a que está vinculado e e-mail;

d)     Resumo na língua do texto (obrigatório);

e)      Palavras-chave na língua do texto (de três a cinco palavras) (obrigatório);

f)       Resumo em língua estrangeira (obrigatório);

g)      Palavras-chave em língua estrangeira (de três a cinco palavras) (obrigatório);

 

h)      Introdução (não é obrigatório que apareça como título);

i)        Método;

j)        Resultados;

k)      Discussão;

l)        Experimentos múltiplos;

m)    Metanálises;

 

n)      Referências (obrigatório);

  • o)      Notas de rodapé;

 

Parágrafo Sexto: Em caso de aprovação do trabalho, após a avaliação cega, o mesmo deverá ser submetido novamente, atendendo as devidas observações e correções sugeridas e com a respectiva identificação do(s) autor(es), mediante o nome, titulação, curso (graduação, pós-graduação) e IES a que está vinculado, e-mail e orientador do trabalho.

 

Do público alvo

Artigo 9º - Os trabalhos deverão ser encaminhados por alunos de graduação e pós-graduação da IMED e demais Instituições de Ensino Superior, regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação com pesquisas vinculadas às linhas conforme indicado no Artigo 14º deste Regulamento.

 

Das datas e prazos

Artigo 10º - As submissões e inscrições de trabalhos deverão seguir as diretrizes previstas nesse edital, em conformidade com os respectivos prazos.

De 28 de março até 29 de abril

Período para submissão dos trabalhos.

06 de maio a 16 de maio

Período para avaliação dos trabalhos.

20 de maio

Divulgação dos trabalhos (artigos e pôsteres) aprovados para apresentação no endereço: http://mic.imed.edu.br e através da Plataforma da submissão http://soac.imed.edu.br.

20 de maio a 26 de maio

Pagamento da inscrição dos trabalhos aprovados.

01 e 02 de junho

Apresentações.

13 de julho a 20 de julho

Período para adequações e envio da versão final dos trabalhos com a complementação das informações e, no caso de Artigo, complementar conforme Artigo 8º § 6.

*Não serão aceitos pagamentos realizados após o dia 26 de maio de 2016.

Parágrafo Primeiro: Para efetuar a inscrição de trabalhos o autor deverá acessar o site do evento (http://mic.imed.edu.br/).

Parágrafo Segundo: Os trabalhos (pôsteres eletrônicos e artigos) aprovados e apresentados serão publicados em Anais Eletrônicos, contendo ISSN e Digital Object Identifier (DOI).

Parágrafo Terceiro: Os trabalhos que não cumprirem os prazos dispostos neste edital estarão sujeitos a desclassificação automática.

Parágrafo Quarto: O não envio da versão final com adequações e com todos os dados pedidos neste regulamento dentro do prazo, após a apresentação, poderá acarretar a não publicação do mesmo nos anais.

Parágrafo Quinto: A certificação de todos os trabalhos presentes nos Anais do evento estará disponível para download no site http://mic.imed.edu.br, no prazo de até 60 dias após a publicação online dos trabalhos.

Da avaliação dos trabalhos

Artigo 11º - Da banca avaliadora. Os trabalhos apresentados serão submetidos à banca avaliadora, composta por professores do quadro docente da Faculdade Meridional de áreas afins aos temas de cadastro dos trabalhos, os quais observarão critérios de avaliação aprovados pela Comissão Organizadora do Evento.

Artigo 12º - Dos critérios de avaliação. O parecer da avaliação será disponibilizado pela Comissão Organizadora via Plataforma, por e-mail automático, e estará disponível ao autor em seu login no prazo estipulado.

Artigo 13º - Da apresentação dos trabalhos. Os trabalhos aprovados serão apresentados segundo a seguinte ordem:

Parágrafo Primeiro: Os artigos serão apresentados dia 01 junho, das 8h00min às 12h00min e 13h00min às 17h conforme orientação da comissão organizadora do evento. A sala para apresentação será definida após a aprovação dos trabalhos. Durante esse horário, deverá estar presente um dos autores do trabalho, o qual apresentará à comissão de avaliadores.

Parágrafo Segundo: Os pôsteres serão apresentados dia 02 de junho, das 8h00min às 12h00min e 13h00min às 17h em mídia adequada conforme orientação da comissão organizadora do evento. A sala para apresentação será definida após a aprovação dos trabalhos. Durante esse horário, deverá estar presente um dos autores do trabalho, o qual apresentará à comissão de avaliadores.

Artigo 14º - Do eixo temático do evento. Os artigos científicos e pôsteres apresentados deverão estar, obrigatoriamente, vinculados às seguintes Áreas de Concentração:

- Administração;

- Arquitetura e Urbanismo;

- Ciência da Computação;

- Direito;

- Engenharia Civil;

- Engenharia Mecânica;

- Medicina;

- Odontologia;

- Psicologia;

- Sistemas de Informação;

- Outros Temas.

 

Da premiação

Artigo 15º - 10 (dez) artigos serão convidados a fazer parte de um livro eletrônico (e-book) em formato a ser definido pela Editora IMED e disponibilizado gratuitamente a comunidade. A obra contará com ISBN e Digital Object Identifier (DOI).

Parágrafo Primeiro: Serão convidados os melhores artigos de cada eixo temático de acordo com a porcentagem de trabalhos aprovados no eixo temático referente ao total de trabalhos aprovados.

Parágrafo Segundo: A elaboração e edição do e-book ficarão a cargo da Editora IMED.

Artigo 16º - Situações omissas no presente Regulamento serão discutidas e decididas pela Comissão Organizadora do Evento.

 

O presente regulamento entra em vigor na data da publicação.

 

 

Passo Fundo, 03 de março de 2016.



[1] American Psychological Association (2012). Manual de publicação da APA (6 ed.). Porto Alegre, BR: Penso. Estrutura apresentada conforme Manual APA, pode haver variação de títulos.

 

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
  2. O arquivo de submissão está no formato OpenOffice, Microsoft Word, Microsoft Power Point.
  3. Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
  4. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
  5. Em caso de submissão de arquivo a uma modalidade com avaliação pelos pares cega (obrigatória para modalidade de Artigo), os nomes dos autores foram removidos.
  6. Li e estou ciente do Regulamento da Mostra de Iniciação Científica da Faculdade Meridional IMED.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subsequente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.



ISSN: 2178-9037

IMED

R. Senador Pinheiro, 304 - B. Cruzeiro, Passo Fundo, RS - Brasil

CEP 99070-220

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.