Portal de Conferências da IMED, XIV Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XIII Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2020

Tamanho da fonte: 
FATORES INFLUENCIÁVEIS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE VINHO
Hadassah Tura Silveira, Mariliane Moraes Portella, Aline Ortiz Rauber, Ivone Taderka, Claudionor Guedes Laimer

Última alteração: 2020-10-27

Palavras-chave


País de Origem. Comportamento do Consumidor. Qualidade Percebida. Intenção de Compra. Preço

Referências


Aaker, D. A. (1996a). Building Strong Brands. The Free Press. New York.

Aaker, D. A. (1996b). Measuring brand equity across products and markets. California management review38(3),102-120.

Aaker, D. A. (1991). Managing Brand Equity: Capitalizing on the Value of a Brand Name‖. The Free Press. New York.

Almeida, F. C., & Drouvot, H. (2009). O efeito do país de origem de produtos na percepção de executivos franceses e brasileiros. Gestão & Regionalidade25(73), 48-68.

Ariely, D., & Norton, M. I. (2009). Conceptual consumption. Annual review of psychology60, 475-499.

Barbosa, C. D. S. (2011). Notoriedade e valor da marca dos vinhos verdes (Tese de mestrado em Gestão Comercial). Universidade do Porto, Portugal.

Biswas, A., & Blair, E. A. (1991). Contextual effects of reference prices in retail advertisements. Journal of marketing55(3), 1-12.

Brodowsky, G. H., Tan, J., & Meilich, O. (2004). Managing country-of-origin choices: competitive advantages and opportunities. International Business Review13(6), 729-748.

Castro, Á. L.O., Boas, L. H. D. B. V., Rezende, D. C., & Antonialli, L. M. (2019). Comportamento dos consumidores de vinhos: uma relação entre valores pessoais e identidade. Desafio Online7(1).

Fetscherin, M., & Toncar, M. (2010). The effects of the country of brand and the country of manufacturing of automobiles. International Marketing Review. 27(2), 164-178.

Han, M. C. (1989). Country image: halo or summary construct? Journal of Marketing Research. 26(2), 222-229.

Hong, S. T., & Wyer Jr, R. S. (1990). Country of origin attributes and product evaluations the effects of time delay between information and judgments. Journal of Consumer research17(3), 277-288.

Insch, G. S., & McBride, J. B. (1999). Decomposing the country-of-origin construct: an empirical test of country of parts and country of assembly. Journal of International Consumer Marketing10(4), 69-91.

Instituto Brasileiro do Vinho. (2020). Recuperado de <https://www.ibravin.org.br/>.

Instituto de Economia Agrícola. Site institucional. Disponível em:

http://www.iea.sp.gov.br/out/LerTexto.php?codTexto=12311. Acesso em: 23 out. 2012.

Keller, K. L. (1993). Conceptualizing, measuring, and managing customer-based brand equity. Journal of marketing57(1), 1-22.

Keller, K.L. (2003). Strategic Brand Management: Building, Measuring and Managing Brand Equity‖, Prentice- Hall, Upper Saddle River.

Larentis, F., Ferrari Júnior, M., Bertolini, A. L., Silva, E. R., & Reche, R. A. (2019).

Influenciadores na Compra de Vinhos: Os Fatores Mais Valorizados pelos Consumidores na Decisão de Compra de Vinhos. Revista de Administração da Unimep, 17(2), 300-323.

Lazzari F. (2013). Efeito placebo do país de origem sobre o desempenho dos produtos. Tese (Doutorado em Administração). Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Administração.

Lee, R., & Lockshin, L. (2012). Reverse country-of-origin effects of product perceptions on destination image. Journal of Travel Research51(4), 502-511.

Luppe, M. R., & Angelo, C. F. (2005). Componentes dos preços dos vinhos brasileiros, argentinos e chilenos: uma análise de preços hedônicos. Revista de Gestão12(4), 89-99.

Machado, L. M. P. R. (2005). Determinantes do Valor da Marca: Um Estudo Exploratório no Subsector da Cerâmica Utilitária e Decorativa Portuguesa. Dissertação de Mestrado em Ciências Empresariais, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Coimbra.

Marques, S. P. A. J. (2011). Imagem de marca: um estudo dos vinhos de uma região demarcada (Master's thesis, FEUC).

Martin, I. M., & Eroglu, S. (1993). Measuring a multi-dimensional construct: country image. Journal of business research28(3), 191-210.

Mehmet, T.; Pirtini, S.; Erdem Y. C. The perceived country of origin images in Turkey. International Business and Economies Research Journal, 9(8), 127-133.

Mello, L. M. R. (2019). Vitivinicultura brasileira: Panorama 2018. Comunicado Técnico210(1), 1.

Monroe, K. B., & Krishnan, R. (1985). The effect of price on subjective product evaluations. Perceived quality1(1), 209-232.

Nunes, A., Sartorio, A., Rodrigues, R., & Borges, C. (2011). A influência da marca e do sabor na preferência por sucos prontos industrializados. In IX Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão e IX Encontro de Iniciação Científica da UNICEUB. Anais. Brasília: UNICEUB.

Pérez-Nebra, A. R., & Rosa, C. J. (2008). As novas estratégias de promoção do Brasil no exterior: estudo de caso. Revista Turismo em Análise19(3), 450-471

Pérez-Nebra, A. R., & Torres, C. V. (2010). Medindo a imagem do destino turístico: uma pesquisa baseada na teoria de resposta ao item. Revista de Administração Contemporânea14(1), 80-99.

Romano, R. G., Schäfer, G., Sampaio, C. A. C., & Garcia, M. (2019). Ecoenogastronomia–sustentabilidade e resgate cultural na produção de vinhos na Serra Gaúcha, Brasil. Ágora21(1), 93-105.

Samili, A. (2013). Country of origin, country of productions and country of assembly. International consumer behavior in the 21st century: impact on marketing strategy development.

Serralvo, F. A., & Furrier, M. T. (2004). Fundamentos do posicionamento de marcas: uma revisão teórica. Anais do VII Seminários em Administração.

Sinrungtam, W. Impact of country of origin dimension of purchase intention of ECO car. International of Business and Management, 8(11), 51-63.

Yoo, B., Donthu, N., & Lee, S. (2000). An examination of selected marketing mix elements and brand equity. Journal of the academy of marketing science28(2), 195-211.

Zeithaml, V. A. (1988). Consumer perceptions of price, quality, and value: a means-end model and synthesis of evidence. Journal of marketing52(3), 2-22.

Zen, A. C., Dalmoro, M., Fensterseifer, J. E., & Wegner, D. (2013). O desenvolvimento de recursos em redes interorganizacionais e o processo de internacionalização: O caso Wines of Brasil. Revista Ibero Americana de Estratégia12(1), 107-130.


Texto completo: Sem título