Portal de Conferências da IMED, XIV Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XIII Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2020

Tamanho da fonte: 
APRENDIZAGEM CRIATIVA E FABRICAÇÃO DIGITAL: CORRELAÇÕES ENTRE DIFERENTES MÉTODOS APLICADOS A UMA EXPERIÊNCIA MAKER COM CRIANÇAS
Luisa Fernanda Nercolino Deon, Andréa Quadrado Mussi

Última alteração: 2020-10-27

Resumo


RESUMO

A difusão das novas tecnologias amplia as possibilidades de inovações, além de conectar pessoas em diferentes contextos, escalas e cenários. Espaços coletivos de aprendizagem ganham forças, estimulando o desenvolvimento de novas habilidades pelos usuários. A cultura Maker e os Laboratórios de Fabricação Digital (Fab Labs), estão adentrando no ambiente escolar e iniciando um movimento de mudança na educação tradicional. Com isso, este estudo reflete sobre a aplicabilidade desses espaços na aprendizagem infantil, com base em estudos teóricos e uma atividade maker realizada no Fab Lab de uma Instituição de Ensino Superior (IES) com alunos de três escolas locais. Além disso, visa compatibilizar os resultados da atividade com um Guia criativo para educadores, concebido por uma equipe de pesquisadores de um museu nos EUA. Compreende-se como resultados, por meio da contextualização e exposição dos métodos, que as habilidades e competências exercidas na atividade maker, são compatíveis em sua totalidade com os elementos estruturados pelo museu americano. Conclui-se que não ocorre restrições quanto ao aprendizado por experiências apresentado pela cultura maker, sendo possível abordá-lo em diversos contextos.


Palavras-chave


Aprendizagem criativa; Fab Lab; Fabricação digital; Maker.

Referências


AGUSTINI, Gabriela. O momento dos laboratórios como espaços de criatividade, inovação e invenção. In: COSTA, Elaine; AGUSTINI, Gabriela. De baixo para cima. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2014. p. 192-218.

AUTODESK, 2020. Disponível em: https://investors.autodesk.com/index.php/node/16936 Acesso em: 09 de maio de 2020.

 

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Penso editora, 2018.

BLIKSTEIN, Paulo. Digital fabrication and ‘making’ in education: The democratization of invention. In: WALTER-HERRMANN, Julia; BÜCHING, Corinne. FabLabs: Of machines, makers and inventors. Bielefeld: Transcript Publishers, 2014.

 

BLIKSTEIN, Paulo. Viagens em Troia com Freire: a tecnologia como um agente de emancipação. Educação Pesquisa. São Paulo. V. 42, n. 3, p. 837-856, set. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022016000300837&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em: 22 de maio de 2020.

 

CAMPOS, P. E. F.; NEVES, H. M. D.; ANGELO, A. G. S. Fab Lab Kids: oficina experimental de fabricação digital de brinquedos educativos. V!RUS, São Carlos, n. 7, julho 2012. Disponível em: http://www.nomads.usp.br/virus/virus07/secs/submitted/virus_07_submitted_4_pt.pdf Acesso em: 23 de novembro de 2019.

 

COSTA, Cristiane Ogg; PELEGRINI, Alexandre Vieira. O design dos Makerspaces e dos Fablabs no Brasil: um mapeamento preliminar. Design e Tecnologia, v. 7, n. 13, p. 57-66, 30 jun. 2017.

 

CREATE Framework. Sausito, Califórnia. Creative Summer Learning Experiences: A practical guide for libraries. Bay Area Discoevry Museum, 2018, versão online. Disponível em: https://bayareadiscoverymuseum.org/wp-content/uploads/2020/04/Creative-Summer-Book_4.21.20.pdf Acesso em: 12 de maio de 2020.

 

EYCHENNE, Fabien; NEVES, Heloisa. Fab Lab: A vanguarda da Nova Revolução Industrial. São Paulo: Editorial Fab Lab Brasil, 2013. E-book. Disponível em: https://livrofablab.wordpress.com/2013/08/05/pdf-free-download/. Acesso em: 6 de outubro de 2019.

 

FAB FOUNDATION, 2020. Disponível em: https://fabfoundation.org/ Acesso em 18 de junho de 2020.

 

GADOTTI, Moacir. A questão da educação formal/não-formal. In: Droit à l´education: solution à tous les problèmes ou problème sans solution? Sion (Suisse): Institut internacional des droits de l’enfant, 2005. p. 1-11. Disponível em: https://document.onl/documents/educacao-formal-nao-formal-2005-godotti.html Acesso em: 04 de junho de 2020.

 

MAKER EMPIRE, 2013. Disponível em: https://www.makersempire.com/makers-empire/ Acesso em: 13 de junho de 2020.

 

MARTIN, Bella; HANINGTON, Bruce. Universal Methods of Design: 100 Ways to research complex problems, develop innovative ideas, and design effective solutions. Beverly: Rockport Publishers, 2013.

 

PUPO, Regiane; CELANI, Maria Gabriela C. Prototipagem rápida e fabricação digital na arquitetura: fundamentos e formação. In: KOWALTOWISKI, Doris C.C; MOREIRA, Daniel de Carvalho; PETRECHE, João R. D, FABRÍCIO, Marcio M. O Processo de Projeto em Arquitetura. São Paulo: Oficina de textos, 2011. p. 470-485.

 

ROSSI, Dorival Campos; BORDIM, Lilian Lindquist; STEFANIN, Thiago. Metodologias ativas, ensino por projetos e as novas formas de estartar processos criativos na interface do deign. In: ROSSI, Dorival Campos; GONÇALVES, Juliana A. Jonson; MOON, Rodrigo M. de Barros. Movimento Maker e Fab Labs: design, inovação e tecnologia em tempo real. São Paulo: FAAC. P. 26-30. E-book. Disponível em: https://www.faac.unesp.br/#!/pos-graduacao/mestrado-e-doutorado/midia-e-tecnologia/producao-intelectual/ebook/ Acesso em: 25 de maio de 2020.

 

SAMPAIO, C. P.; MARTINS, R. F. F. A modelagem 3d virtual e a impressão 3d como ferramentas de apoio ao aprendizado na educação infantil: viabilidade e possibilidades de aplicação. 2013. 24 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Design e Inovação, Entro de Educação, Comunicação e Artes/CECA, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/315409563_A_modelagem_3d_virtual_e_a_impressao_3d_como_ferramentas_de_apoio_ao_aprendizado_na_educacao_inf_antil_viabilidade_e_possibilidades_de_aplicacao_Virtual_3d_modeling_and_3d_printing_as_tools_for_suppor Acesso em: 12 de maio de 2020.

 

SCRATCH FOUNDATION, 2020. Disponível em: https://www.scratchfoundation.org/our-story Acesso em 28 de junho de 2020.

 

TIMPONI, Raquel; MAIS, Alessandra; MENDONÇA, Daniele de Aragão; BRAVIM, Fernanda. Metodologia de Aprendizagem e Exploração Multimodal no Ensino Formal: levantamento de ferramentas de aprendizagem. Mídia, fluxos migratórios e diásporas: perspectivas históricas. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, v. 1, 2016. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-regionais/sudeste/4o-encontro-2016/historia-da-midia-digital/metodologia-de-aprendizagem-e-exploracao-multimodal-no-ensino-formal-levantamento-de-ferramentas-de-aprendizagem/view. Acesso em: 15 de novembro de 2019.

 


Texto completo: PDF