Portal de Conferências da IMED, XI Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e X Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2017

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O Efeito da Transparência de Preços na Confiança e Intenção de Compra
Franciele Lorenzato, Kenny Basso

Última alteração: 2017-07-26

Resumo


A informação desempenha importante papel na sociedade, sendo através dela que são pautadas as decisões. A transparência de preços trata especificamente da divulgação, por parte das empresas, das informações que compõem os preços dos produtos (CARTER; CURRY, 2010). A problemática de pesquisa visa responder: Qual é o efeito da transparência de preços na confiança e intenção de compra. Sendo o objetivo geral: verificar o efeito da transparência de preços na confiança e intenção de compra e os objetivos específicos: a) avaliar a confiança e intenção de compra em empresas que adotam a transparência de preços; b) verificar o efeito da transparência de preços na confiança; e c) verificar o efeito da transparência na intenção de compra.

O estudo será baseado em duas hipóteses, sendo: 1- A transparência de preço possui um efeito positivo na confiança; e 2- A transparência de preço possui um efeito positivo na intenção de compra. A pesquisa será realizada por meio de um estudo experimental com a manipulação de um fator, a transparência de preço. Este fator será manipulado por meio da transparência na formação do preço final. Os dados serão coletados com alunos no mês de agosto. Os resultados esperados tendem a apresentar que a prática da transparência tem efeito positivo na confiança do consumidor, advinda da divulgação das informações dos preços, o consumidor possuirá uma maior propensão em consumir o produto, ou seja, sua intenção de compra.

Referências CARTER, Robert E.; CURRY, David J. Transparent pricing: theory, tests, and implications for marketing practice. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 38, n.6, p. 759-774, 2010.


Palavras-chave


Transparência de preços; Confiança; Intenção de compra