Portal de Conferências da IMED, XI Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e X Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2017

Tamanho da fonte: 
O PAPEL DA EMPATIA NO DESEMPENHO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES
Mariana Debortoli Scheffer, Jucele Pancotte Taborda, Marcia Fortes Wagner

Última alteração: 2017-07-26

Resumo


A empatia é um sentimento que se refere à compaixão, levando em consideração o universo do outro, podendo manifestar-se através do não julgamento das reações emocionais alheias. A pessoa empática mostra-se receptiva e acolhedora com os demais e suas demonstrações de comportamento (Inmaculada & Glória, 2016). O objetivo do presente estudo foi verificar o conceito de empatia, sua relação e importância no trabalho, principalmente no contexto educacional. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada através de artigos indexados nas bases de dados Portal CAPES, SciElo e Periódicos Capes, com os descritores Empatia, Afetividade e Professor, no período de 2012 a 2017. De acordo com os estudos de Mayernyk e Oliveira (2016), a empatia é uma resposta afetiva mais adequada à situação do outro do que à própria situação, sendo um fator básico para as relações pessoais, pois permite que o indivíduo veja o outro como se fosse ele próprio. Vê-se a empatia como extremamente importante em todas as profissões, principalmente naquelas onde o contato pessoal é direto, como no caso dos docentes. A literatura refere que um professor pode demonstrar empatia com um aluno de forma que, a partir do seu relacionamento, o aproveitamento do conteúdo possa ter sucesso (Bernay, 2014; Roeser et al., 2012). A atividade docente demanda envolvimento pessoal, de maneira que os professores ficam sujeitos a situações de tensão, o que pode desencadear problemas de saúde (Coelho, 2012). Dessa forma, os professores necessitam um preparo emocional em sua formação, para que a sua relação com os alunos possa ser mais produtiva, visto a complexidade de sua atuação (Inmaculada & Glória, 2016; Coelho, 2012). Conclui-se que a habilidade de empatia é uma aptidão fundamental  para que os relacionamentos interpessoais sejam mais saudáveis, em especial no contexto educacional, favorecendo que o professor obtenha um bom desempenho em sua profissão.

Palavras-chave


Afetividade, Empatia, Professor.