Portal de Conferências da IMED, XI Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e X Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2017

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Inclusão de pessoas com deficiência na escola: relato de experiência com professores
Cyntea Cappelli Mantovani, Michele Marinho da Silveira

Última alteração: 2017-07-26

Resumo


De poucas décadas para cá, intensificaram-se os estudos no sentido de promover uma educação inclusiva de pessoas com deficiência. Sem dúvida que a escola ocupa um lugar estratégico, e o papel dos educadores é de fundamental importância na discussão e articulação desse novo modelo social e político, que tem por objetivo a inclusão. Entretanto, a inclusão escolar ainda se efetiva de forma inadequada, longe do ideal, requerendo muito investimento e comprometimento, principalmente por parte dos órgãos governamentais (recursos orçamentários). Nesse contexto, este estudo apresenta um relato de experiência de uma acadêmica de Psicologia sobre como os professores da rede pública de ensino desenvolvem a inclusão de pessoas com deficiência na escola. Foi realizado a partir de uma oficina com acadêmicos e professora do curso de psicologia juntamente com professores da rede pública de ensino fundamental em julho de 2016. Na ocasião, as pessoas envolvidas puderam trocar vivências, concepções e pontos de vista, a partir do atual cenário da inclusão de pessoas com deficiência na escola.


Palavras-chave


educação especial; crianças com deficiências; concepção de professores.

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