Portal de Conferências da IMED, XI Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e X Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2017

Tamanho da fonte: 
A Importância das Habilidades Sociais no Desempenho do Professor: Uma Revisão da Literatura
Marjana Fátima Gasparin, Elsa Zanette Tallamini, Ricardo Muza de Almeida, Márcia Fortes Wagner

Última alteração: 2017-07-26

Resumo


Não existe uma definição única e restrita para o termo Habilidades Sociais, porém podemos descrevê-la como comportamentos socialmente aceitos, sempre levando em conta fatores como idade, sexo e educação, além é claro, da cultura a qual o indivíduo está inserido (Caballo, 2014). O presente trabalho tem como objetivo investigar como as habilidades sociais estão interligadas com o trabalho do professor. O método utilizado foi uma revisão bibliográfica. As buscas foram realizadas nas bases de dados Scielo, Lilacs e Pepsic, com utilização dos seguintes descritores: habilidades sociais, professores. Devido à escassez de publicações, não foi delimitado o período de publicação. Analisando os dados, verificou-se que as interações entre alunos e professores no ambiente escolar afetam o desenvolvimento das crianças (Bolsoni-Silva & Mariano, 2014). A literatura (Del Prette e Del Prette, 2008) elenca quatro classes gerais de Habilidades Sociais Educativas: a. Estabelecer contextos potencialmente educativos; b. Transmitir ou expor conteúdos sobre habilidades sociais; c. Monitorar positivamente e d. Estabelecer limites e disciplina. No contexto educacional, o Treinamento de Habilidades Sociais pode ser definido como um conjunto de estratégias que visa ensinar de forma direta competências individuais e interpessoais com a intenção de melhorar as habilidades no contexto social, tornando-se um instrumento que viabiliza o desenvolvimento das potencialidades sociais na interação com o aluno (Rosin-Pinola e Del Prette,2014). Conclui-se que o professor necessita desenvolver um repertório comportamental com habilidades sociais bem elaboradas e, por meio da afetividade, motivar o aluno. A intervenção de profissionais especialistas na área de habilidades sociais pode impactar diretamente sobre o repertório dos professores e outros agentes educativos e indiretamente sobre os alunos, propiciando um melhor desempenho nas relações interpessoais no contexto educacional.


Palavras-chave


Docentes; Habilidades Sociais; Competência social