Última alteração: 2017-07-26
Resumo
A saúde bucal de uma população é expressa claramente pelas condições do meio no qual ela está inserida. A escola é importante espaço social para o desenvolvimento de ações de educação em saúde, com vistas à promoção de saúde bucal. Este estudo teve como objetivo verificar o nível de informação e as práticas em saúde bucal realizadas por professores. Tratou-se de estudo piloto do tipo populacional observacional transversal, realizado em uma escola estadual do município de Passo Fundo/RS. Participaram 14 professores do ensino fundamental. Os dados foram coletados através de questionários. Verificou-se, através deste estudo piloto, que a maioria dos professores apresentava razoável nível de informação sobre doenças bucais e seus determinantes. Metade dos docentes referiu realizar práticas envolvendo temas de saúde bucal, com destaque para temas como escovação e alimentação. Identificou-se que metade dos docentes se sentia inseguro para transmitir informações sobre saúde bucal aos estudantes. Acredita-se que os professores possuem importantes papeis na construção de estratégias de educação em saúde. Para tanto, é preciso investir em formação continuada e estimular a integração das equipes de saúde bucal no ambiente escolar