Portal de Conferências da IMED, XI Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e X Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2017

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DA SAÚDE BUCAL EM ESCOLARES
MILENA MILAN, Lilian Rigo

Última alteração: 2017-07-26

Resumo


Introdução: A cárie dentária é uma doença de origem multifatorial que acomete grande parte da população. Dentre os diversos fatores apontados como causadores da doença a dieta é fortemente citada devido aos processos de desmineralização e remineralização levando a formação de lesões cariosas e consequentemente doenças periodontais.

Objetivos: Verificar a prevalência de cárie e doença periodontal em escolares das escolas da cidade de Nova Araçá.

Métodos: O estudo tem uma abordagem quantitativa do tipo transversal, cuja amostra foi composta por uma população de 105 alunos de 11 a 13 anos estudantes das Escolas Sagrado Rede de Educação e Escola Luiz Isaias Zucchetti da rede particular e estadual, respectivamente localizadas na cidade de Nova Araçá. O instrumento de coleta foi um questionário aplicado aos alunos abordando questões como sexo, idade, se já foi ao dentista. Para avaliação da presença de cárie foi utilizado o índice CPOD (dentes cariados, perdidos ou obturados) por intermédio de exames clínicos intrabucais. Os dados foram tabulados e analisados por estatística descritiva para verificar o índice de cárie e as frequências das variáveis.

Resultados: Os resultados mostraram que a média do CPOD dos escolares de Nova Araçá foi de 1,22.  Dos participantes, 93,3% relataram que já haviam frequentado o dentista e apenas 6,7 % afirmou que nunca buscou esse atendimento.

Conclusão: Foi possível concluir que a presença de cárie dentária é baixa, podendo ser atribuído ao fato de que a maioria dos estudantes já havia visitado o dentista. Os resultados refletem a importância da visita periódica ao dentista.

 

 

 

Referências:

ARMFIELD, J.M. et al. Water Fluoridation and the Association of Sugar-Sweetened Beverage Consumption and Dental Caries in  Australian Children, American Journal of Public Health,, v. 103, n.3, March 2013.

 

BUCKER, W.C.V. et al. Associação entre severidade de cárie dentária e aspectos sociocomportamentais em escolares de 12 anos no município de Feira de Santana, Bahia. Rev. Baiana de Saúde Pública, v.35, n 1.p.103-117, jan./jun.2011.

CYPRIANO, S.et al. Avaliação de índices CPOD simplificados em levantamentos epidemiológicos de cárie dentária. Rev. Saúde Púbica, v.39, n.2, p.285-92,2005.

CYPRIANO, S. et al. Fatores associados a experiência de cárie em escolares de um município com baixa prevalência de cárie dentária. Ciência & Saúde Coletiva. v. 16, n.10, p.4095-4106,2011.