Portal de Conferências da IMED, XI Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e X Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2017

Tamanho da fonte: 
Grupos de crianças na escola: um relato de experiência
Melânia Paula Pavoni, Muriane Zimmer

Última alteração: 2017-06-13

Resumo


O contexto escolar contempla uma das áreas de atuação da psicologia. Diante das possibilidades de aproximação acadêmica com o meio o principal objetivo deste trabalho é descrever o relato de experiência referente ao estágio curricular realizado pela primeira autora, sob supervisão da segunda, em uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. As principais atividades desenvolvidas no período de estágio foram observar o contexto escolar, elaborar plano de execução ao que foi observado em conjunto com a coordenação da escola e supervisão acadêmica, aprimorar o acolhimento aos alunos, pais e professores, trabalhar com grupos de alunos em relação a temas de acordo com a demanda da escola. Esta última atividade foi relatada de forma mais aprofundada. A experiência com grupos é muito importante na formação acadêmica e possibilita o desenvolvimento de diversas habilidades do aluno, além de permitir contato com um amplo contexto, como professores, pais/responsáveis e equipe diretiva.


Palavras-chave


psicologia escolar, grupos, crianças, alunos, habilidades.

Texto completo: PDF