Portal de Conferências da IMED, XI Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e X Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2017

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Desempenho escolar de adolescentes do ensino médio de escolas públicas e privadas
Saôni Mattei, Camila Rosa de Oliveira, Simone Nenê Portela Dalbosco, Naiana Dapieve Patias

Última alteração: 2017-07-26

Resumo


O desempenho escolar de adolescentes tem sido foco de alguns estudos nacionais devido aos seus efeitos a curto, médio e longo prazo. Alguns fatores que o influenciam são a faixa etária, o sexo e o tipo de escola (pública ou privada). Este estudo teve como objetivo analisar o desempenho escolar de adolescentes do ensino médio do norte do estado do Rio Grande do Sul, investigando diferenças entre tipo de escola, sexo e faixa etária. A comparação entre os diferentes grupos foi realizada através do Teste t de Student para amostras independentes, adotando-se um nível de significância de 0,05. O tamanho do efeito foi investigado por meio do d de Cohen. Os resultados demonstraram que os alunos com menos idade, do sexo feminino e de escolas públicas obtiveram melhor desempenho acadêmico. Considera-se que os resultados encontrados nesse estudo decorrem de diversos fatores internos e externos ao sujeito.


Palavras-chave


desempenho escolar, adolescentes, escola

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