Portal de Conferências da IMED, XII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XI Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2018

Tamanho da fonte: 
DISSILICATO DE LÍTIO ASSOCIADO A ZIRCONIA COMO UMA ESTRATÉGIA PARA REABILITAÇÃO ESTÉTICA EM DENTES ESCURECIDOS – RELATO DE CASO.
Elenusa oltramari vieira, Tiago Aurélio Donassollo, Sandrina Henn Donassollo, Rodrigo Varella de Carvalho

Última alteração: 2018-09-03

Resumo


A estética facial está diretamente relacionada a harmonia do sorriso, sendo sinônimo de uma aparência natural. Assim, a grande importância dada à estética atualmente, associada ao crescente número de materiais e técnicas restauradoras, tem resultado em uma maior exigência na recuperação ou até mesmo na modificação do sorriso. Atualmente, há inúmeros materiais disponíveis para restabelecer a estética dos dentes anteriores, dentre eles, as cerâmicas de dissilicato de lítio. O objetivo é relatar um caso clínico de reabilitação estética em dentes anteriores com alteração de cor, envolvendo dentes com tratamento endodôntico, através de laminados cerâmicos e coroas de dissilicato de lítio associado a zircônia. Paciente S.N, 28 anos, compareceu ao curso de Especialização em Dentística da FASURGS insatisfeita com a aparência do seu sorriso. A resolução do caso envolveu os oito elementos anteriores superiores, sendo realizado gengivoplastia dos elementos 12, 21 e 22, cimentação de pino de fibra de vidro e preparo para coroas nos elementos 11 e 22. Os demais elementos receberam preparo conservadores para laminados cerâmicos. O afastamento gengival foi realizado com fio retrator 000 e, a moldagem dos preparos foi realizada através da técnica de dupla impressão com silicone de adição (Express XT). Foram confeccionadas duas coroas de dissilicato de lítio com coping em zircônia e seis laminados cerâmicos a base de dissilicato de lítio. Os elementos 11 e 12 foram condicionados com ácido fosfórico 37%, as coroas foram limpas com álcool 70% e cimentadas com o cimento RelyX U200. Em seguida, os demais elementos foram condicionados com ácido fosfórico 37% e adesivo Adper Single Bond 2. Os laminados cerâmicos foram preparados com ácido fluorídrico 5% por 20s, silano e adesivo. Uma camada de cimento resinoso foto ativável (RelyX Venner) foi aplicada na peça, e a mesma foi levada ao dente. Os excessos foram removidos com pincel e cada face foi foto ativada por 40s. O acabamento e polimento foi realizado com borrachas para dissilicato de lítio (Dhpro), seguido do ajuste oclusal. Tanto os laminados cerâmicos quanto as coroas e dissilicato de lítio com coping de zircônia foram capazes de reproduzir resultados estéticos naturais. Ressaltando que, o coping de zircônia foi essencial para mimetizar o escurecimento dos elementos 11 e 22.


Palavras-chave


Dentes escurecidos. Estética. Dissilicato de lítio. Zircônia.

Referências


  1. McLAREN, FIGUEIRA. Updating classifications of ceramic dental materials: a guide to material selection. Inside Dentistry, n.3, p. 48-72, 2015.
  2. SOARES, ZEOLA, SOUZA et al. Reabilitação Estética do Sorriso com Facetas Cerâmicas Reforçadas por Dissilicato de Lítio. Revista Odontologica do Brasil-Central, n. 21, p. 538-543, 2012.
  3. MOREIRA, MARTINS, LANDIM et al. Solução estética em dentes com alteração de cor: clareamento dental x restaurações livres de metal. Revista Intefaces, n.9, p 38-43, 2016.