Portal de Conferências da IMED, XII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XI Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2018

Tamanho da fonte: 
Resistência à Compressão de Argamassa Desenvolvida com Adição de Areia Verde de Fundição
Leonardo Garcia Lorenzato, Francieli Vargas Dalbosco, Gabriela Orlando, Richard Thomas Lermen, Rodrigo de Almeida Silva

Última alteração: 2018-09-03

Resumo


A areia descartada de fundição - ADF é um dos resíduos gerados no processo de fundição por molde de areia. Por conta das características deste resíduo, encontra-se na literatura diversas utilizações do mesmo como agregado em materiais dentro da construção civil. Busca-se então nesse trabalho, verificar a resistência à compressão da argamassa com adição de areia verde de fundição em substituição à areia natural. Para analisar a resistência à compressão de 12 corpos de prova de argamassa com areia de fundição realizou-se o seguinte método: o traço da argamassa referência foi 1:3:3:0,65, sendo utilizados, cimento CP II-F-32, areia natural média e água. Os teores de areia verde de fundição em relação a quantidade de areia natural foram: 5%, 10% e 15%. Três corpos de prova cilíndricos, com dimensões 5x10cm, foram moldados para cada teste, totalizando 12 corpos de prova. O tempo de cura dos corpos de prova foi de 7 dias. Os resultados obtidos de resistência à compressão sem adição da areia de fundição, foi de 19,13 MPa, com 5% foi de 22,26 MPa, com 10% foi de 18,97 MPa, e com 15% foi de 11,42 MPa. A adição de 5% e 10% da areia verde de fundição na argamassa em substituição à areia natural mostrou-se eficiente no que diz respeito a resistência à compressão, pois os valores encontrados foram muito próximos do valor de referência.


Palavras-chave


Resíduo; areia verde de fundição; argamassa; resistência à compressão.

Referências


BRONDINO, Odney Carlos; SILVA, JPG; BRONDINO, Nair Cristina Margarido. O problema do descarte da areia de fundição: ensino para o desenvolvimento sustentável. In:  Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, Juiz de Fora, 2015.

Texto completo: PDF