Portal de Conferências da IMED, XII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XI Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2018

Tamanho da fonte: 
OS RECURSOS E O DESEMPENHO: A PERCEPÇÃO DOS GESTORES DE PEQUENAS EMPRESAS
Édia Karling, Adrieli Cecchin Fortuna, Aline Ortiz Rauber, Claudionor Guedes Laimer

Última alteração: 2018-09-03

Resumo


Adquirir uma vantagem competitiva tem-se mostrado extremamente difícil, pois as empresas encontram-se em um ambiente onde há muita competição e as inovações e mudanças ocorrem de forma muito rápida. O presente artigo tem como objetivo analisar os recursos e o desempenho de empresas, que propiciam vantagem competitiva. Assim, foi realizada uma survey nos setores metal-mecânico, vestuário, alimentício e moveleiro, sendo aplicado um questionário semiestruturado. Os dados coletados foram confrontados com a literatura que trata da Visão Baseada em Recursos. Observou-se que as empresas analisadas não estão utilizando redes de cooperação para obter mais facilmente estes recursos, por isso, os valores apresentados estão aquém do esperado. Pois, a cooperação pode ser uma alternativa estratégica para obtenção da vantagem competitiva, ao facilitar o acesso aos recursos e melhorar o desempenho das empresas.


Palavras-chave


Visão Baseada em Recursos. Vantagem Competitiva. Recursos. Desempenho. Modelo VRIO.

Referências


BARNEY, J. Firm Resources and Sustained Competitive Advantage. Journal of Management, 17, 99-120, 1991.

BARNEY, J.B.; HESTERLY, W.S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva. São Paulo: Pearson, 2007.

COLLIS, D. J.; MONTGOMERY, C. A. "Competing on Resources: Strategy in the 1990s." Harvard Business Review, v. 73, n. 4, p. 118–128, 1995.

GOHR, C. F.; MEDEIROS, R. A.; SANTOS, L. C. Vantagem Competitiva Em Um Apl de Móveis. Pretexto, Belo Horizonte, v.15, n.4, p. 64-82, 2014.

GOHR, C. F.; SANTOS, L. C.; BURIN, C. B.; MARQUES, M. D. S.; ARAI, R. M. Recursos estratégicos e vantagem competitiva: aplicação do Modelo VRIO em uma organização do setor sucroalcooleiro. Revista Gestão Organizacional, v. 4, n. 1, p. 115-139, 2011.

JUNGES, V. C.; DAL-SOTO, F. Recursos E Capacidades Estratégicas Como Fontes De Vantagem Competitiva No Clube Arranca. Revista Capital Científico, v.15, n.1, 2017.

LAURETTI, C. M.; MATIAS FILHO; J.; BASSO, L.F.C. A Valoração de Recursos que Geram Vantagens Competitivas Sustentáveis. Revista Brasileira de Estratégia, v.4, n.1, p. 11-21, 2011.

RODRIGUES, A. Pesquisa Mercadológica. São Paulo: Pearson, 2015.

SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Site Disponível

em: <http://www.sebrae.com.br>. Acesso em: Maio/2018.


Texto completo: PDF