Portal de Conferências da IMED, XII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XI Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2018

Tamanho da fonte: 
Habilidades Sociais em Professores
Tainá Katiúcia Simor e Simor, Vinicius Renato Thome Ferreira

Última alteração: 2018-09-03

Resumo


Introdução: As habilidades sociais (HS) são um conjunto de habilidades socialmente aceitos que o indivíduo possui. As habilidades podem ser determinadas a partir de fatores ambientais que variam de pessoa para pessoa. As HS dos indivíduos devem ser consideradas num contexto mutável. As HS são aprendidas durante interações sociais (Caballo, 2007; Del Prette & Del Prette, 2005; Del Prette & Del Prette, 1999). Objetivos: O presente estudo tem por objetivo buscar fazer uma pesquisa do tema habilidades sociais em professores. Método: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scielo, Lilacs, Biblioteca Virtual em Saúde, na qual foram utilizados os descritores “professor” e “habilidades sociais” e livros que abordem o assunto. Análise de dados: A análise dos dados, se deu mediante seleção de artigos que pudessem contribuir com o tema pesquisado, após a seleção o conteúdo localizado foi analisado pelos autores. Resultados: Quando o professor transmite o conhecimento de forma técnica, o aprendizado pode se tornar ineficaz. É imprescindível que exista uma boa relação professor-aluno, assim o conteúdo é transmitido de forma eficaz. As HS podem contribuir para esse relacionamento (Carneiro et al., 2014). Professores que demonstram bom repertório de HS trazem benefícios e impactam de forma saudável no desempenho social e acadêmico de seus alunos (Rosin-Pinola & Del Prette, 2014). Considerações finais: Existe maior preocupação de que se estabeleça uma melhor relação entre aluno e professor para que ocorra o aprimoramento do processo de ensino e desenvolvimento dos alunos, as HS servem para instrumentalizar o professor nesse processo.

 

 


Palavras-chave


Habilidades Sociais; Professores; Ensino

Referências


Referências

Caballo, V. E., & Claudino, M. D. Manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento. Santos, 2007.

Carneiro, R. S., Gabriel, M. A. O., Assis, M. R. de, Gomes A. da S., Pereira J. S., Viveiros J., & Nascimento V. L. (2014). Habilidades sociais de professores do ensino fundamental de duas escolas públicas: um estudo exploratório. Sociais e humanas, Santa Maria, 27(3).

Del Prette, Z. A. P.; Del Prette, A. Psicologia das habilidades sociais na infância: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2005.

Del Prette, A.; Del Prette, Z. A. P. Psicologia das habilidades sociais: terapia e educação. 2ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

Rosin-pinola, A. R., & Del Prette, Z. A. P. (2014). Inclusão escolar, formação de professores e a assessoria baseada em habilidades sociais educativas. Revista Brasileira de Educação Especial, 20(3).