Última alteração: 2018-09-03
Resumo
Introdução
A prática profissional dos professores de escolar públicas podem levá-los ao adoecimento. As Habilidades Sociais (HS) são consideradas fatores de proteção para enfrentar as dificuldades deste contexto.
Objetivos
Levantar o perfil de HS de professores da rede municipal de ensino, de uma cidade situada no norte do Estado do Rio Grande do Sul. Ainda, buscou analisar se há diferença na média dos fatores das HS por faixa etária e por tempo de atuação.
Método
Estudo quantitativo e de caráter transversal. Participaram 65 professores de escolas municipais com média de idade de M= 46,5 (DP=8,03). Os instrumentos utilizados foram uma ficha de dados sociodemográficos e o Inventário de Habilidades Sociais Educativas – Professores (IHSE-versão professores) (Del Prette & Del Prette, em validação), que foram aplicados coletivamente.
Discussão dos Resultados e Análise dos Dados
Os dados foram analisados no Statistics Package for the Social Science (SPSS) versão 22.0, por meio de testes descritivos como médias e desvios padrão, além de comparação entre grupos, por meio do teste Kruskal-Wallis. Após análise, constatou-se que não houve diferença estatisticamente significativa em nenhum dos fatores do IHS-E por faixa etária e nem por tempo de atuação.
Considerações Finais
Verifica-se que apesar de não haver diferenças entre as habilidades sociais, estas são fundamentais para o desempenho dos professores em sala de aula. Para isso, sugerem-se intervenções que estimulem seu desenvolvimento, por exemplo, por meio do treinamento de habilidades sociais. Também constatou-se a necessidade de investigar outras variáveis que possam interferir no construto HS.
Palavras-chave
Referências
Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2013). Inventário de habilidades Sociais Educativas – Versão Professor (IHSE-Prof): Dados psicométricos preliminares. Relatório não publicado disponível com os autores.