Portal de Conferências da IMED, XII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XI Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2018

Tamanho da fonte: 
HABILIDADES SOCIAIS EM PROFESSORES: DIFERENÇAS ENTRE FAIXAS ETÁRIAS E TEMPO DE ATUAÇÃO
Giovanna Nonemacher, Fernanda Tessaro, Vinícius Renato Thomé Ferreira, Márcia Fortes Wagner, Naiana Dapieve Patias

Última alteração: 2018-09-03

Resumo


Introdução

A prática profissional dos professores de escolar públicas podem levá-los ao adoecimento. As Habilidades Sociais (HS) são consideradas fatores de proteção para enfrentar as dificuldades deste contexto.

 

Objetivos

Levantar o perfil de HS de professores da rede municipal de ensino, de uma cidade situada no norte do Estado do Rio Grande do Sul. Ainda, buscou analisar se há diferença na média dos fatores das HS por faixa etária e por tempo de atuação.

 

Método

Estudo quantitativo e de caráter transversal. Participaram 65 professores de escolas municipais com média de idade de M= 46,5 (DP=8,03). Os instrumentos utilizados foram uma ficha de dados sociodemográficos e o Inventário de Habilidades Sociais Educativas – Professores (IHSE-versão professores) (Del Prette & Del Prette, em validação), que foram aplicados coletivamente.

 

 

Discussão dos Resultados e Análise dos Dados

Os dados foram analisados no Statistics Package for the Social Science (SPSS) versão 22.0, por meio de testes descritivos como médias e desvios padrão, além de comparação entre grupos, por meio do teste Kruskal-Wallis. Após análise, constatou-se que não houve diferença estatisticamente significativa em nenhum dos fatores do IHS-E por faixa etária e nem por tempo de atuação.

 

Considerações Finais

Verifica-se que apesar de não haver diferenças entre as habilidades sociais, estas são fundamentais para o desempenho dos professores em sala de aula. Para isso, sugerem-se intervenções que estimulem seu desenvolvimento, por exemplo, por meio do treinamento de habilidades sociais. Também constatou-se a necessidade de investigar outras variáveis que possam interferir no construto HS.


Palavras-chave


habilidades sociais; professores; ensino fundamental

Referências


Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2013). Inventário de habilidades Sociais Educativas – Versão Professor (IHSE-Prof): Dados psicométricos preliminares. Relatório não publicado disponível com os autores.