Portal de Conferências da IMED, XII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XI Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2018

Tamanho da fonte: 
PERFIL DO PACIENTE COM HÉRNIA DE DISCO LOMBAR NA CIDADE DE PASSO FUNDO.
Ianka Reichert, Paula Dalberto, Marcelo Camargo de Assis

Última alteração: 2018-09-03

Resumo


1. INTRODUÇÃO

O adoecimento foi modificado, crescendo na mesma proporção que as preocupações diárias. Assim, há o grande estopim de doenças ligadas à fadiga mental e física. (CONGER, 1998). A hérnia de disco lombar, trauma na região inferior da coluna, se caracteriza principalmente pela fadiga física e possui uma grande relação com os esforços excessivos.

 

2. OBJETIVOS

Pretende-se traçar o perfil do paciente com hérnia de disco lombar para saber quais são as ações agravantes cometidas pelos pacientes e que relacionam-se com a doença.

Novos métodos para prevenção podem ser agregados ao estudo, de maneira interdisciplinar, além do convencional unidirecional, os quais favorecem extensos tratamentos medicamentosos, sobrecarregando os serviços públicos de saúde e gerando repercussões no âmbito emocional e socioeconômico dessa classe que, na maioria, é trabalhadora.

 

3.  METODOLOGIA

Será um estudo observacional, de caráter descritivo do tipo corte transversal e retrospectivo. Os prontuarios irão ser analisados no Hospital Ortopedico de Passo Fundo para confirmação do laudo em hérnia de disco lombar. Após o procedimento será aplicado um questionario em laudos positivos, a fim de traçar o perfil do paciente.

Levantamentos como sexo, idade, estado civil, profissão, peso, escolaridade, situação socioeconômica e lesões na coluna, serão de grande importancia.

 

5. RESULTADOS

De acordo com Garbin, Neves e Batista (1998), os trabalhadores acometidos se deparam com várias dificuldades diariamente, entre elas estão a dor, limitações físicas, desconfiança por parte dos empregadores e perda da capacidade laboral.

Acredita-se que é possível traçar novas condutas e estratégias de trabalho, de acordo com o sexo, idade e situação econômica. Dessa maneira, poderá ser aperfeiçoando e agilizada a promoção da saúde no grupo vulnerável.

 

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A necessidade de se buscar novos métodos para a prevenção é de responsabilidade acadêmica, somando-se ainda a grande relevância para a saúde pública em geral.


Palavras-chave


hérnia de disco; saúde do trabalhador; dor lombar;perfil do paciente.

Referências


CONGER, J. Quem é a geração X. Hsm management, v. 11, n.1, p. 128-138, 1998.

 

GARBIN AC; NEVES IR; BATISTA RM. Etiologia do senso comum: as Lesões por Esforços Repetitivos na visão dos portadores. Cad Psico Soc Trab. v. 1, n.1, p. 43-45, 1998.