Portal de Conferências da IMED, XII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XI Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2018

Tamanho da fonte: 
HABITAÇÃO OPERÁRIA EM PASSO FUNDO (RS): FRIGORÍFICO Z. D. COSTI E FRIGORÍFICO PLANALTINA
Pedro Henrique Carretta Diniz, Caliane Christie Oliveira de Almeida

Última alteração: 2018-09-03

Resumo


Este artigo insere-se na temática da habitação operária, tomando como objeto de estudo a cidade de Passo Fundo, localizada ao noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Neste sentido, objetivou-se compreender de que maneira a implantação das vilas operárias do Frigorífico Z. D. Costi & Cia. Ltda. e do Frigorífico Planaltina, concebidas ao longo da década de 1950, impactaram no desenvolvimento do parque habitacional do bairro São Cristóvão, tido como o mais populoso da cidade. Mais especificadamente, objetivou-se comparar as ações dos proprietários das duas empresas, explicitando as semelhanças e as diferenças que são percebidas no que diz respeito à construção dos frigoríficos e seus aglomerados habitacionais, bem como discutir a questão patrimonial que envolve a falta de preservação dos complexos fabris em questão. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa encontra-se dividida em três principais etapas: levantamento bibliográfico; levantamento in loco; e pesquisa iconográfica. Com a realização da revisão bibliográfica pôde-se contextualizar sobre o processo de formação e dos impactos da construção de moradias operárias no Brasil, assim como acerca das duas Vilas que se conformam como os objetos de estudo deste trabalho. A segunda etapa possibilitou a visualização do estado de conservação que se encontram os prédios dos antigos Frigoríficos; a terceira e última etapa, por sua vez, compreendeu o levantamento iconográfico das referidas empresas e suas vilas operárias. Deste modo, espera-se que este artigo colabore com o conhecimento da história da habitação operária no Rio Grande do Sul, acrescentando novos dados às discussões sobre a temática.


Palavras-chave


Frigorífico Z. D. Costi; Frigorífico Planaltina; Habitação Operária; Impactos; Passo Fundo/RS; Patrimônio Industrial.

Referências


BORBA, Sheila Villanova. Notas sobre o papel da indústria na estruturação das áreas urbanas. Ensaios da FEE, Porto Alegre, n 15, 1994.

 

CORREIA, Telma de Barros. A indústria e o urbano: aglomerações geradas por fábricas no estado de São Paulo. Oculum Ensaios (PUCCAMP), v. 10, p. 29-42, 2013.

 

CORREIA, Telma de Barros. De vila operária a cidade-companhia: as aglomerações criadas por empresas no vocabulário especializado e vernacular. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, [S.l.], n. 4, p. 83, maio 2001. ISSN 2317-1529. Disponível em: <http://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/59>. Acesso em: 02 maio 2018. doi:http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2001n4p83.

 

CORREIA, Telma de Barros. Patrimônio Industrial e Agroindustrial no Brasil: a forma e a arquitetura dos conjuntos residenciais. In: Segundo Seminário de Patrimônio Agroindustrial: Lugares da Memória, Anais do. São Carlos-SP: 2010.

 

CORREIA, Telma de Barros. Pedra: plano e cotidiano operário no Sertão. Campinas: Papirus, 1998.

 

CORREIA, Telma de Barros. Arquitetura e Paisagem Industrial: as vilas operárias no Recife. ESTUDOS UNIVERSITARIOS, v. 32, p. 149-173, 2014.

 

COSTI. Marilice e RIBEIRO Celi Maria Costi. História de um núcleo fabril: Frigorífico Z.D. Costi Cia. Ltda, Passo Fundo, RS. Arquitextos 043; texto especial 208, dezembro de 2003. Portal Vitruvius.

 

JANKE, N. R. Vilas operárias no Rio Grande do Sul: uma breve reflexão sobre o Bairro da Balsa em Pelotas, Bairro São Cristóvão em Passo Fundo e Galópolis em Caxias do Sul. Dimensões, Espírito Santo, 24, p.320-339, 2009.

 

O NACIONAL. Ascenção e queda de um frigorífico. 2018. Disponivel em < http://www.onacional.com.br/geral/cidade/84901/ascensao+e+queda+do+frigorifico>. Acessado em 08 de jul. de 2018.

 

RAGO, Margareth. Do Cabaré ao Lar: a utopia da cidade disciplinar: Brasil 1890-1930. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

 

STREET, Jorge. Idéias sociais de Jorge Street. Textos selecionados por Evaristo de Moraes Filho. Brasília: Senado Federal; Rio de Janeiro: Fundação Casa Rui Barbosa, 1980.

 

TEDESCO, João Carlos et. al. Agroindústrias, frigoríficos e cooperativismo. Porto Alegre: EST, 2005.

 

TEDESCO, João Carlos; SOUZA, Sirlei de Fátima. Frigoríficos e olarias em Passo Fundo: dinâmicas industriais em sinergias - 1940 a 1980. Erechim: All Print Varella, 2016.

 


Texto completo: PDF