Portal de Conferências da IMED, XII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XI Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2018

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Habilidade de Empatia na educação
Mariana Debortoli Scheffer, Cleuza Elizabete Chaves, Viktoria Pereira Mayer, Marcia Fortes Wagner

Última alteração: 2018-09-03

Resumo


Introdução: Habilidades Sociais são classes de respostas aprendidas que constituem o repertório comportamental do indivíduo. Empatia é uma habilidade social importante em todas as profissões, por ser um sentimento relativo à compaixão, onde o indivíduo necessita considerar a natureza da outra pessoa. Objetivo: Avaliar a habilidade de empatia em docentes da rede particular de ensino fundamental. Método: Trata-se de pesquisa quantitativa transversal. Em um total de sete professores com idade média 34,14 anos (DP= 8,08). Foram aplicados o Questionário de dados sociodemográficos e o Inventário de Empatia (IE) composto por 4 fatores: F1- Tomada de perspectiva; F2- Flexibilidade Interpessoal; F3- Altruísmo; F4- Sensibilidade Afetiva. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da IMED sob CAAE 73085617.1.0000.5319. Procedimentos: Após o aceite da escola, realizou-se um encontro com os professores, no qual foram aplicados os instrumentos. Resultados e discussão: Os achados mostraram que 71,4% (n=5) casadas e 28,6% (n=2) solteiras; sendo que 57,1% (n=4) estudam e trabalham. O fator F1 (M=43,57; DP=10,31) e F4 (M= 37,5; DP=3,64) apresentou escore acima da média, indicando boa capacidade de compreender as perspectivas de outra pessoa. O F3 (M=22,57; DP=3,87) apresentou resultados dentro da média, evidenciando capacidade de sacrificar próprios interesses com o intuito de ajudar alguém. Entretanto, a pontuação do F2 foi abaixo da média (M= 23,29 e DP=6,02), indicando dificuldades em aceitar pontos de vista diferentes. Considerações Finais: A amostra apresenta indicação para realizar um programa de desenvolvimento da empatia, voltado. Sugerem-se futuros estudos com maior tamanho amostral para confirmar os dados encontrados.


Palavras-chave


Empatia, relações interpessoais, ensino fundamental.

Referências


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