Portal de Conferências da IMED, XII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XI Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2018

Tamanho da fonte: 
EXPERIÊNCIAS DE APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PROBLEM BASED LEARNING E TEAM BASED LEARNING EM TURMAS DE ARQUITETURA E URBANISMO
Marina Blatt Mello, Maurício Kunz, Paola Pol Saraiva, Lauro André Ribeiro

Última alteração: 2018-09-03

Resumo


O modelo tradicional do processo de ensino na educação superior, focado na figura do docente, tem sido amplamente questionado por tornar o aluno um agente passivo no processo de ensino-aprendizagem. No intuito de transformar o discente em um agente mais participativo deste processo, a utilização de metodologias ativas nas aulas visa estimular a autoaprendizagem, bem como a reflexão e análises para tomadas de decisão, num contexto onde o professor apresenta-se como mediador do processo. O presente artigo vem ao encontro a esse contexto, objetivando relatar a experiência de aplicação das metodologias ativas Problem Based Learning e Team Based Learning em duas turmas do 9° nível da graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Meridional – IMED. Na aplicação destas metodologias ativas, percebeu-se que a PBL apresenta maior consonância com as atividades inerentes à arquitetura e urbanismo, instigando os alunos a fazer uso das habilidades de concepção de projetos arquitetônicos e/ou urbanísticos adquiridas durante o curso.


Palavras-chave


Educação Superior. Estágio Docência. Metodologias Ativas. Arquitetura e Urbanismo.

Referências


ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2007.

 

BARROWS, Howard S. Problem-based Learning in medicine and beyond: a brief overview. In: WILKERSON, L. GIJSELAERS, W. H. (Ed.). Bringing Problem-based Learning to higher education. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, p.3-12, 1996.

 

BARRETT, Terry; MOORE, Sarah. New Approaches to Problem-Based Learning. Revitalising your practice in higher education. New York: Routledge, 2011.

 

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011

 

BERAZA, Miguel Zabalza. Nuevos enfoques para la didáctica universitaria actual. Perspectiva, v. 29, n. 2, p.387-416, 2012. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

BOLLELA, Valdes Roberto; SENGER, Maria Helena; TOURINHO, Francis S. V.; AMARAL, Eliana. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina (Ribeirao Preto), v. 47, n. 3, p. 293-300, 2014.

 

BORGES, Tiago Silva; ALENCAR, Gidélia. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: O uso das metodologias ativas como recurso didático

na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, Ano 3, n. 4, p. 119-143, 2014.

 

BOROCHOVICIUS, Eli; TORTELLA, Jussara Cristina Barboza. Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. v. 22, n. 83, p. 263-294, June 2014.

 

BURGUESS, Annette; MCGREGOR, Deborah; MELLIS Craig. Applying established Guidelines to team-based learning programs in medical schools: A systematic review. Acad Med. 2014.

 

CARVALHO, Carla Joana. A. O Ensino e a Aprendizagem das Ciências Naturais através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas: um estudo com alunos de 9º ano, centrado no tema Sistema Digestivo. Dissertação de Mestrado, Universidade do Minho, 2009.

 

DIAS, Ricardo Freitas. Team-based learning: fazendo os alunos pensarem “fora da caixa”, os elementos essenciais para sua implantação. REBES, v. 5, n. 1, p. 75-81, 2015.

 

ESCRIVÃO FILHO, Edmundo; RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. Inovando no ensino de administração: uma experiência com a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). In: ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE – EnEPQ, 1,Recife. Anais... Recife, 2007.

 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo:  Paz e Terra, 1996.

 

LEITE, Laurinda; AFONSO, Ana Sofia. Aprendizagem baseada na resolução de problemas. Características, organização e supervisão. Boletim das Ciências, 48, p. 253-260, 2001.

 

LEITE, Laurinda; ESTEVES, Esmeralda. Ensino orientado para a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas na Licenciatura em Ensino da Física e Química. In: Bento Silva e Leandro Almeida (Eds.). Comunicação apresentada no VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia. Braga: CIED - Universidade do Minho, p. 1751-1768, 2005.

 

MICHAELSEN, Larry K.; KNIGHT, Arletta B.; FINK, Dee L. Team-Based Learning: A Transformative Use of Small Groups. Westport: GreenWood, 2002.

 

MICHAELSEN, Larry K.; RICHARDS, B. Drawing conclusions from the team-learning literature in healthsciences education: a commentary. Teach Learn Med, v. 17, n. 1, Winter 2005.

 

OLIVEIRA, Tobias Espinosa de; ARAUJO, Ives Solano; VEIT, Eliane Angela. Aprendizagem Baseada em Equipes (Team-Based Learning): um método ativo para o Ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 3, p. 962-986, 2016.

 

PARMELEE, Dean X; MICHAELSEN, Larry K; COOK, Sandy; HUDES, Patricia D. Team-based learning: a practical guide: AMEE guide nº 65. Med Teach. 2012.

 

OLIVEIRA, Luiz Roberto de; CAVALCANTE, Lidia Eugenia; SILVA, Andréa Soares Rocha da; ROLIM, Raquel de Melo. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem e suas convergências com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Universidad Complutense de Madrid, Madrid, p.1-13, 2015.

 

RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. A Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): uma implementação na educação em engenharia na voz dos atores. 2005. 209 f. Tese (Doutorado em Educação) – Curso de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.

 

SALES, Gilvandenys Leite; CUNHA, Joana Laysa Lima; GONÇALVES, Alexandra Joca; SILVA, João Batista da; SANTOS, Rubens Lopes dos. Gamificação e Ensinagem Híbrida na Sala de Aula de Física: Metodologias Ativas Aplicadas aos Espaços de Aprendizagem e na Prática Docente. Conexões-Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, p. 45-52, 2017.

 

SAVEGNAGO, Cristiane Comparin. Avaliação do homem virtual em hanseníase na aprendizagem baseada em equipes (team-based learning) na graduação médica. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste). Campo Grande, 2015.

 

SIMONSON, S. R. Making students do the thinking: team-based learning in a laboratory course. AJP: Advances in Physiology Education, v. 38, n. 1, p. 49-55, 2014.

 

SOUZA, Samir Cristino de; DOURADO, Luis. Aprendizagem baseada em problemas (ABP): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. HOLOS. Ano 31, v.5, p.182-200, 2015.

 

TOLEDO, Jenifer Vieira; MOREIRA, Ucineide Rodrigues Rocha; NUNES, Andrea Karla. O uso de metodologias ativas com TIC: uma estratégia colaborativa para o processo de ensino e aprendizagem. Simpósio Internacional de Educação e Comunicação-SIMEDUC. Anais... Aracaju, 2017.

 

WALL, Marilene L.; PRADO, ML do; CARRARO, Telma E. A experiência de realizar um Estágio Docência aplicando metodologias ativas. Acta Paul Enferm, v. 21, n. 3, p. 515-9, 2008.


Texto completo: PDF