Portal de Conferências da IMED, XII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XI Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2018

Tamanho da fonte: 
APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO PROCESSO DE PROJETO: UMA CONEXÃO ENTRE PARAMETRIZAÇÃO E BIM (BUILDING INFORMATION MODELING)
Ernani Zandoná Pazini, Andréa Quadrado Mussi

Última alteração: 2018-09-03

Resumo


Atualmente, os avanços tecnológicos aliados ao progresso no setor da Arquitetura, Engenharia e Computação (AEC), dá subsídio ao perfil dos profissionais projetistas contemporâneos, bem como, sua procura por processos de projeto integrados e otimizados, sujeito por meio da interação de ferramentas e programas hoje em dia acessíveis e disponíveis no cotidiano profissional e educacional. Diante disto, este artigo busca testar uma ferramenta de conexão das tecnologias digitais no processo de projeto, com o foco na sincronização das ferramentas de parametrização e BIM (Building Information Modeling). Metodologicamente o recurso adotado para tal pesquisa é o método de amostragem por experiências, fazendo uso das seguintes ferramentas digitais, programas Rhinoceros, Archicad, plug-in Grasshopper e extensão Rhino - Grasshopper - Archicad Toolset. Os resultados demonstram a integração de diferentes ferramentas projetuais tornando o ateliê de projeto, interdisciplinar. Além da viabilidade de integrar o uso de diferentes métodos projetuais da era contemporânea, tais como a modelagem paramétrica e modelagem de informação da construção. Desta forma, apontado as relações e os benefícios do uso de tais tecnologias digitais no processo de projeto.


Palavras-chave


Tecnologia digital. Processo de projeto. Sincronização. Modelagem paramétrica. Modelagem de informação da construção.