Portal de Conferências da IMED, XII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XI Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2018

Tamanho da fonte: 
Proposta de Aplicação de um Treinamento de Habilidades Sociais Educativas para Professores do Ensino Fundamental
Elsa Zanette Tallamini, Isadora Cechin Filipiack, Naiana Dapieve Patias, Vinicius Thomé Ferreira, Marcia Fortes Wagner

Última alteração: 2018-09-03

Resumo


No cenário do ensino, tem-se observado que as dificuldades enfrentadas pelos professores estão relacionadas às condições de trabalho e ativadas pela interferência de um repertório deficitário de Habilidades Sociais Educativas (HSE). O Treinamento de Habilidades Sociais (THS) é uma intervenção potente e utilizada inúmeras vezes para tratamentos psicológicos, promovendo melhoria nas relações interpessoais e da qualidade de vida (Caballo, 2014). Pode ser uma oferta estratégica, que de forma contundente sugere ensinar competências individuais e interpessoais com o escopo de melhorar as habilidades no âmbito social, tornando-se um facilitador para o desenvolvimento das potencialidades sociais na interação com o aluno (Rosin-Pinola & Del Prette, 2014). Partindo da premissa de que Habilidades Sociais são comportamentos aprendidos e podem ser aprimorados através do THS, o objetivo deste estudo será aplicar e avaliar a eficácia de um THS Educativas para docentes de escolas públicas municipais. A amostra prevista será de 30 professores pertencentes a um grupo de 200, que previamente participaram da fase inicial quando ocorreu a aplicação de um protocolo com instrumentos para investigação de prevalência. Os participantes do THS educativas foram elencados por meio de sorteio. O treinamento consistirá em 6 encontros com duração de 1h30min com frequência semanal. Os encontros seguirão o Manual de Treinamento em Habilidades Sociais Educativas, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da IMED para os encontros com professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino (Wagner, Ferreira & Patias, 2018). No primeiro momento será aplicado o instrumento IHSE-Professores (Del Prette & Del Prette, 2013b) e reaplicado no último encontro para avaliação das mudanças ocorridas. Os conteúdos trabalhados serão: conceitos de Habilidades Sociais, Habilidades Sociais Educativas, Treinamento de Habilidades Sociais e Treinamento de Habilidades Sociais Educativas; Principais comportamentos envolvidos nas HS:  verbais e não verbais; Comportamentos agressivos, passivos e assertivos; Organização do ambiente escolar e atividades interativas; Aprovação, valorização / Reprovação, restrição e correção dos comportamentos dos alunos. Ao final deste estudo, é esperado obter o aperfeiçoamento da competência social dos docentes, permitindo mudanças significativas em suas relações interpessoais no campo educacional.


Palavras-chave


Habilidades Sociais Educativas; Relações Interpessoais; Competência Social; Treinamento de Habilidades Sociais Educativas

Referências


Caballo, V. E. (2014). Manual de Avaliação e Treinamento das Habilidades Sociais. Santos, SP: Santos Editora.

Del Prette, Z. A. P. & Del Prette, A. (2013b). Inventário de habilidades Sociais Educativas – versão Professor (IHSE-Prof): Dados psicométricos preliminares. Relatório não publicado disponível com os autores.

Rosin-Pinola, A.R & Del Prette, Z.A.P. (2014) Inclusão escolar, formação de professores e a assessoria baseada em habilidades sociais educativas. Rev. bras. educ. espec. 20(3), 341-356. doi: 10.1590/S1413-65382014000300003.

Wagner, M.F, Ferreira, W.R.T & Patias, N.D. (2018) Manual “Treinamento Em Habilidades Sociais Educativas Para Professores”.