Portal de Conferências da IMED, XII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XI Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2018

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Influência das Habilidades Sociais na adolescência
Jeferson Foiatto dos Santos, Larissa da Silva Barbieri, Cristina Pilla Della Méa

Última alteração: 2018-09-03

Resumo


A necessidade de se relacionar é inerente a espécie humana (Orlandi, Duque, & Mori, 2018). Na adolescência, fase de descobertas e intensas relações amorosas e grupais, as habilidades sociais (HS) se fazem necessárias para integração nesse contexto (Miers, Blöte, & Westernber, 2010). As HS são entendidas como comportamentos que o indivíduo exerce diante das necessidades de uma determinada situação interpessoal, com o objetivo de aumentar os ganhos e diminuir as perdas para as pessoas envolvidas nesta interação (Del Prette & Del Prette, 2001). O presente estudo tem por objetivo analisar como as HS influenciam na adolescência. Realizou-se uma revisão bibliográfica integrativa, a qual foram consultadas as bases de dados LILACS, SciELO (Scientific Eletronic Library Online) e PePSIC (Periódicos Eletrônicos de Psicologia). Utilizou-se os descritores: habilidades sociais AND Adolescente AND adolescência. Foram incluídos estudos entre os anos de 1999 à 2018, em qualquer idioma, com disponibilidade de artigo completo online. Excluiu-se: artigos sobre HS em adolescentes com patologias específicas. A busca resultou em 11 artigos na base de dados LILACS, 18 na SciELO e 5 na base de dados PePSIC. Utilizou-se 4 artigos para análise e os demais foram excluídos porque tratavam de HS em transtornos específicos. Na adolescência, se inicia muitas das relações interpessoais em ambientes não familiares, sendo necessário o uso de HS (Pacheco, Teixeira, & Gomes, 1999). Essas habilidades podem ser fatores de risco ou de proteção contra diversos transtornos internalizantes e externalizantes (Miers, Blöte, & Westernber, 2010). Adolescentes com déficit em HS, mesmo que não evidentes, são mais isolados e negligenciados pelos pares de mesma idade (Miers, Blöte, & Westenberg, 2010), além de esse déficit poder acarretar dificuldades de inserção no mercado de trabalho (Colombo, & Prati, 2014). Cabe ressaltar, ainda, que o uso abusivo da internet pelos adolescentes pode acarrear dificuldades em suas HS, como falta de assertividade e problemas de relacionamento (Torrente, Piqueras, Orgilés, & Espada, 2014). Conclui-se que as HS são de suma importância para a fase da adolescência, por ser uma fase de extremas experimentações, tanto na questão de relacionamentos com pares e profissionais, quanto na prevenção de transtornos mentais e comportamentais. Além disso, destaca-se o treino de HS como uma fora de auxílio para adolescentes que apresentam tais dificuldades.

Palavras-chave


Habilidades sociais AND Adolescente AND Adolescência

Referências


Colombo, G., & Prati, L. E. (2014). Maturidade para escolha profissional, habilidades sociais e inserção no mercado de trabalho. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 15(2), 201-212. Recuperado de: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902014000200010&lng=pt&tlng=pt.

Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2001). Psicologia das habilidades sociais: Terapia e educação (2a ed.). Petrópolis, RJ: Vozes. (Obra original publicada em 1999).

Miers, A. C., Blöte, A. W., & Westenberg, P. M. (2010). Peer perceptions of social skills in socially anxious and nonanxious adolescentes. J Abnorm Child Psychool, 38(1), 33-41. doi: 10.1007/s10802-009-9345-x.

Orlandi, T. R. C., Duque, C. G., Mori, A. M., & Orlandi, M. T. D. A. L. (2018). Gamificação: Uma nova abordagem multimodal para a educação. Biblios: Revista eletrônica de bibliotecología, archivología y museologia, 70(1). doi: 10.5195/biblios.2018.447

Pacheco, J. T. B., Teixeira, M. A. P., & Gomes, W. B. (1999). Estilos parentais e desenvolvimento de habilidades sociais na adolescência. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 15(2), 117-126. doi: 10.1590/s0102-37721999000200004

Torrente, E., Piqueras, J. A., Orgilés, M., & Espada, J. P. (2014). Associación de la adicción a internet con la ansiedad social y la falta de habilidades sociales em adolescentes españoles. Terapia psicológica, 32(3), 175-184. doi:10.4067/S0718-48082014000300001