Portal de Conferências da IMED, XII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XI Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2018

Tamanho da fonte: 
APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DINAMIZAM O ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE CASO NO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO.
Denise de Azeredo Moreira, Henrique Kujawa, Caliane Christie Oliveira De Almeida

Última alteração: 2018-09-03

Resumo


As instituições educacionais são criadas propósitos de capacitação e/ou de qualificação profissional. No caso da Faculdade Meridional, a missão é proporcionar um centro de excelência acadêmica para formação de sujeitos capazes de compreender e transformar a realidade em que vivem. Nesse sentido, uma série de fatores e ações contribuem para que esse desejo seja alcançado. Primeiramente, a educação não deve ser apresentada com o intuito de arrecadação monetária, e sim como algo essencial para a sociedade, proporcionando ambientes para o desenvolvimento do aluno, não só na área de conhecimento específico da disciplina que está sendo cursada, mas também em outros aspectos como: criatividade, valores, resolução de problemas, capacidade de aplicar o que se aprende em sala de aula na vida profissional. Diante disso, algumas metodologias têm como objetivo contribuir para o aprendizado e a aprendizagem do discente. Nelas, existem objetivos implícitos relacionados a aspectos cognitivos dos alunos, ou seja, que implicam no nível de maturidade e conhecimento, que as vezes são incompatíveis com os objetivos e com os procedimentos, estratégias e conteúdos utilizados e ministrados pelos docentes. Nesse sentido, há métodos utilizados para garantir que os alunos tenham interesse pelos conteúdos apresentados por parte dos professores. Neste artigo será apresentado um conjunto de técnicas utilizado na disciplina de Fundamentos Sociais no curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Meridional. O objetivo geral dessa pesquisa é descrever por meio de revisão bibliográfica e de estudo de caso como é estruturada a pedagogia no currículo universitário através dos conteúdos programados a serem vistos em uma turma de Arquitetura e Urbanismo. Para tanto foram descritos os métodos de Taxonomia de Bloom(TB) e como ele auxilia na etapa de estruturação do plano de ensino, bem como Metodologias Ativas(MA) aplicadas para melhor absorção do conteúdo, e em um último momento como ocorreu as atividades propostas aos alunos.


Palavras-chave


Taxomia de Bloom. Metodologias Ativas; Pedagogia; Ensino Superior

Texto completo: PDF