Portal de Conferências da IMED, XII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XI Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2018

Tamanho da fonte: 
Treinamento de Pais no Tratamento de Crianças com Diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Sidimar Joel Ferraz Brezolin, Andressa Tramontina, Cristina Pilla Della Méa

Última alteração: 2018-09-03

Resumo


O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) tem como principais sintomas a desatenção e/ou hiperatividade e impulsividade, está presente em aproximadamente 5% da população infantil e 2,5 % da população adulta (American Psychiatric Association, 2014). Para o tratamento deste transtorno, além de trabalhar com a criança é necessário desenvolver habilidades nos pais, partindo da premissa de que a falta de habilidades parentais é, pelo menos parcialmente, responsável pelo desenvolvimento e manutenção de padrões de interação familiar, e consequentemente, de problemas de comportamento dos filhos (Marinho, 2005). O presente estudo tem como objetivo apresentar a efetividade da realização do treinamento de pais na Terapia Cognitiva- Comportamental (TCC) no tratamento de crianças com diagnóstico de TDAH. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica integrativa, utilizando-se as bases de dados SciELO, LILACS, PePSIC, EBSCO e PubMed. Foram utilizados os descritores: Terapia Cognitiva Comportamental AND Treinamento de pais AND TDAH. Foram incluídos artigos dos últimos cinco anos, em português e inglês e que estavam disponíveis on line. Excluíram-se os artigos que o tema não estava relacionado com o objetivo da pesquisa. Como resultados, nas bases de dados SciELO, LILACS, PePSIC, EBSCO foram encontrados 0 artigos e no PubMed, encontrou-se 23 artigos relacionado ao tema. Excluiu-se 16 artigos do total que não estavam relacionados com a temática e analisaram-se 7. Pode-se perceber que algumas pesquisas trouxeram resultados positivos onde observou-se uma considerável melhora nos sintomas em relação ao treinamento de pais para o tratamento de TDAH (Evans, Owens, & Bunford, 2014; Karbasi Amel, Karbasi Amel, & Erfan, 2018; Tam & Nakonezny, 2015).  Outros estudos revelam que o treinamento de pais combinado com acompanhamento da escola e o tratamento com a criança é mais eficaz do que se fosse realizado como única intervenção para diminuir os sintomas do TDAH (Pfiffner et al., 2014; Steeger, Gondoli, Gibson, & Morrissey, 2016). Os estudo de Chronis-Tuscano et al. (2013) e Kemper et al. (2018) encontraram evidências moderadas em relação ao treinamento de pais para o tratamento de TDAH. Conclui-se que o treinamento de pais é uma das intervenções que pode ser utilizada nos casos de TDAH, pois algumas mudanças realizadas pelos pais auxiliarão na adesão ao tratamento e na diminuição dos sintomas da criança.


Palavras-chave


terapia cognitiva comportamental, treinamento de pais, transtorno de deficit de atenção e hiperatividade

Referências


American Psychiatric Association. (2014). Manual diaginótico e estatístico de transtonros mentais DSM-5 (5th ed.). (Nascimento, M. I. C, Trad). Porto Alegre: Artmed.

Chronis-Tuscano, A., Clarke, T. L., O'Brien, K. A, Raggi, V. L., Diaz, Y., Mintz, A. D.,... Lewinsohn, P. (2013). Development and preliminary evaluation of an integrated treatment targeting parenting and depressive symptoms in mothers of children with attention-deficit/hyperactivity disorder. Department of Psychology, 81(5) 918- 25. doi: 10.1037/a0032112

Evans, S. W., Owens, J.S., & Bunford, N. (2014). Evidence-based psychosocial treatments for children and adolescents with attention-deficit/hyperactivity disorder. Department of Psychology, 43(4) 527-51. doi: 10.1080/15374416.2013.850700

Karbasi Amel, A., Karbasi Amel, S., & Erfan, A. (2018). Effectiveness of Parents-Focused Cognitive-Behavioral Therapy on Attention Deficit Hyperactivity Disorder Symptoms, Obesity and Self-Esteem of Overweight Children with Attention Deficient Hyperactivity Disorder. Behavioral Sciences Research Center, 7(1) 73. doi: 10.4103/abr.abr_170_17

Kemper, A. R., Maslow, G. R., Hill, S., Namdari, B., Allen LaPointe, N. M, Goode, A. P.,… Sanders, G. D. (2018).  Attention Deficit Hyperactivity Disorder: Diagnosis and Treatment in Children and Adolescents. Duke Evidence-based Practice Center. Recuperado em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/29558081

Marinho, M. L. (2005). Um programa estruturado para o treinamento dos pais. In V. E. Caballo & M. A. Simon (Orgs.), Manual de psicologia clínica infantil e do adolescente: transtornos específicos (pp.417-443). São Paulo: Santos.

Pfiffner, L. J., Hinshaw, S.P., Owens. E., Zalecki, C., Kaiser, N. M., Villodas, M., & McBurnett, K. (2014). A two-site randomized clinical trial of integrated psychosocial treatment for ADHD-inattentive type. Department of Psychiatry, 82(6) 1115-1127. doi: 10.1037/a0036887

Steeger, C. M., Gondoli, D. M., Gibson, B. S., & Morrissey, R. A. (2016). Combined cognitive and parent training interventions for adolescents with ADHD and their mothers: A randomized controlled trial. Department of Psychology, 22(4) 394-419. doi: 10.1080/09297049.2014.994485

Tam, L., & Nakonezny, P. A. (2015). Metacognitive executive function training for young children with ADHD: a proof-of-concept study. Cincinnati Children's Hospital Medical Center, 7(3) 90-183. Doi: 10.1007/s12402-014-0162-x