Portal de Conferências da IMED, XII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XI Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2018

Tamanho da fonte: 
AVALIAÇÃO DO GRAU CUMPRIMENTO DA NR-18 DE UM CANTEIRO DE OBRA NA CIDADE DE PASSO FUNDO-RS
Louise Chiarello Amaro, Éverton Nazari, Evandro Carlos Soffiatti

Última alteração: 2018-09-03

Resumo


As atividades da Construção Civil apresentam altos riscos de acidentes e de doenças ocupacionais, sendo, por conta disso, um dos setores com o maior número de acidentes de trabalho registrados.  Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar o atendimento às exigências da NR-18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção) em uma obra de edificação multifamiliar de alto padrão, localizada na cidade de Passo Fundo – RS, verificando sua conformidade com os principais itens da norma. Para a coleta dos dados, foram realizadas visitas no canteiro de obra e aplicada uma lista de verificação, em conjunto com o engenheiro civil responsável pela obra. A analise dos resultados foi realizada de forma quantitativa, atribuindo-se médias ou notas para o grau de cumprimento de cada tópico da norma.  Como resultados, destacam-se os tópicos com os melhores graus de cumprimento: o PCMAT, áreas de vivência, elevadores e instalações elétricas. Com as piores médias de avaliação estão a ordem, limpeza e tapumes; serra circular e central de carpintaria; serviços em telhado e cobertura; proteção contra incêndio e sinalização de segurança. O canteiro de obra obteve nota geral igual a 6,23 pontos, ou seja, cumpriu com 62,33% dos requisitos da NR-18.  Conclui-se que, apesar do canteiro de obra ter atendido mais que a metade dos itens da lista de verificação, ainda há requisitos importantes que não estão em conformidade com a NR-18, podendo gerar um acidente. Portanto, é preciso que as empresas da construção civil da região compreendam a importância da aplicação e entendimento das normas de segurança, a fim de reduzir o número de acidentes de trabalho no setor.


Palavras-chave


Segurança do trabalho; Construção Civil; NR-18.

Referências


COSTELLA, Marcelo Fabiano; JUNGES, Franciele Cristina; PILZ, Silvio Edmundo. Avaliação do cumprimento da NR-18 em função do porte de obra residencial e proposta de lista de verificação da NR-18. Ambiente Construído, v. 14, n. 3, Porto Alegre, 2014.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. Editora Atlas, 4ªed., São Paulo    , 2002.

MINISTÉRIO DA FAZENDA et al. Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho: AEAT. Brasília, DF, 2015.

MOURA, Paola Kelly Curi et al. Sistemática para gestão das exigências da NR-18. XVI Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, São Paulo, 2016.

ROCHA, Carlos Alberto G. S. de C.; SAURIN, Tarcísio Abreu; FORMOSO, Carlos Torres. Avaliação da aplicação da NR-18 em canteiros de obras. Encontro Nacional de Engenharia de Produção, São Paulo, 2000.


Texto completo: PDF