Portal de Conferências da IMED, XII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XI Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2018

Tamanho da fonte: 
PROJETO DE INSTRUMENTO PARA VERIFICAÇÃO DE ISOLAMENTO ACÚSTICO DOS MATERIAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Djalmo Dutra Dos Santos Neto, Leonel Nadal Oliveira, Richard Thomas Lermen, Rodrigo de Almeida Silva

Última alteração: 2018-09-03

Resumo


A indústria da construção civil brasileira está mudando seus parâmetros de qualidade dos materiais empregados em edificações residenciais. Em 2013 entrou em vigor a Norma Brasileira NBR 15575 – Norma de Desempenho de Edificações. Uma das características exigidas pela norma é o isolamento acústico dos materiais. Entretanto, há necessidade de desenvolver equipamento para caracterização acústica dos materiais. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um instrumento para auxiliar na verificação de isolamento acústico em materiais como concreto, madeira, blocos cerâmicos. Este instrumento é conhecido como tubo de Kundt, o qual é composto pelos seguintes materiais: um tubo de PVC; dois microfones para captação do som, um destes captará a onda sonora antes de passar pelo corpo de prova e outro capaz de captar as ondas passantes pelo material avaliado; uma placa Arduino para aquisição dos dados; um amplificador e gerador de sinais; e um alto-falante. Espera-se determinar através desse dispositivo a transmissão e absorção sonora dos materiais utilizados na construção civil.

Palavras-chave


Isolamento Acústico; Transmissão e Absorção Acústica; Desempenho de Materiais; Tubo de Kundt

Referências


CAVALCANTE, M. A.; Novas Tecnologias no Estudo de Ondas Sonoras. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, n. 3, p. 579-613, dez. 2013.

 

ARUNKUMAR, B.; JEYANTHI S.; Design and Analysis of Impedance Tube for Sound Absorption Measurement. ARPN Joural of Engineering and Applied Sciences, v. 12, n. 5, mar. 2017.


Texto completo: PDF