Portal de Conferências da IMED, XII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XI Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2018

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DOS APLICATIVOS DE ROTA PARA A MOBILIDADE URBANA EM CIDADE DE MÉDIO PORTE
Fernanda Sakuma Grando, Mariana Paula Prestes, Régis Antônio Grando, Alcindo Neckel

Última alteração: 2018-09-03

Resumo


O objetivo geral deste artigo é analisar a eficiência dos aplicativos de rota para a mobilidade urbana na cidade de Passo Fundo/RS-Brasil. De maneira específica, busca-se alocar um aporte teórico de acordo com o tema proposto, avaliar a percepção dos usuários de veículos automotores em relação à eficiência do uso de aplicativos de rotas e amostrar a viabilidade técnica de três aplicativos de rota com o uso de modal utilitário de passeio. Metodologicamente, realizou-se através de entrevistas à população avaliando a importância e motivos de uso dos aplicativos. Para dar suporte teórico organizou-se uma revisão bibliográfica a qual demonstra a forma de funcionamento dos aplicativos em relação ao sistema utilizado de georreferencimento. Com isso a análise de resultados para a cidade de Passo Fundo demonstra que a tecnologia dos aplicativos de rotas gera algumas inseguranças quanto à confiabilidade e traço de rotas, contudo ainda é uma ferramenta importante na melhoria da mobilidade urbana.



Palavras-chave


Aplicativos de rotas; Mobilidade; LBS.

Referências


Kupper, Axel (2005). Location-based Services: Fundamentals and Operation. Munich: John Wiley & Sons. Cap. 3. p. 247-337.

 

Ferreto, D. (2011). Passo Fundo: Estruturação Urbana de uma cidade média gaúcha. Mestrado. Universidade de São Paulo.

 

República Federativa do Brasil (2012). LEI Nº 12.587/ 2012.

 

Rubim, B. and Leitão, S. (2013). O plano de mobilidade urbana e o futuro das cidades. Estudos Avançados, 27(79), pp.55-66.

 

Amora Almeida, R. (2016). Quando a Tecnologia apoia a Mobilidade Urbana: Uma Avaliação sobre a Experiência do Usuário com Aplicações Móveis. [online] Available at: <https://www.researchgate.net/publication/317177125> [Accessed 29 Jun. 2018].

 

FRONZA DE CAMARGO, B. (2018). Guia De Rota Aos Usuários De Meios De Transportes Alternativos, Não Motores, Destinado Aos Aplicativos Móveis. Trabalho De Diplomação. Universidade Tecnológica Federal Do Paraná Campus De Curitiba – Sede Central Departamento Acadêmico De Desenho Industrial Curso De Tecnologia Em Design Gráfico.

 

Françoso, M. (2016). INFLUÊNCIA DOS APLICATIVOS DE SMARTPHONES PARA TRANSPORTE URBANO NO TRÂNSITO.

 

Abulleif, T. (n.d.). Location Based Services (LBS).

 

PREFEITURA MUNICIAPAL PASSO FUNDO. Disponivel em: <http://www.pmpf.rs.gov.br/secretaria.php?c=1069> Acesso: jun. 2018.