Última alteração: 2018-09-03
Resumo
Resumo: Os Esquemas Iniciais Desadaptavisos (EIDs) são padrões cognitivos e comportamentais iniciados na infância e repetidos ao longo da vida. Os EIDs fazem parte da Terapia do Esquema que é uma avançada técnica psicoterápica com relevantes contribuições na área da personalidade humana, desenvolvida por Young e colegas em1990. Esse trabalho objetiva mapear as principais pesquisas sobre EIDs que fizeram uso do Questionário de Esquemas de Young de 2014 a 2018. Para tal foi realizada uma pesquisa bibliográfica integrativa nas seguintes bases de dados: SciELO, CAPES,PePSIC e LILACS. Utilizou-se os seguintes descritores: “Esquemas iniciais desadaptativos and Questionário de esquemas de Young” e “Esquemas desadaptativos and Questionário de esquemas de Young”. Foram incluídos artigos empíricos publicados nos últimos cinco anos em língua portuguesa, inglesa e espanhola, disponíveis online na integra e de forma gratuita. Após a triagem inicial, cinco artigos foram revisados por completo. Esses demonstraram o crescente uso de pesquisas com EIDs em diferentes campos de atuação de psicoterapeutas da Terapia do Esquema.
Palavras-chave
Referências
Cazassa, M. J., & Da Silva Oliveira, M. (2012). Validação brasileira do questionário de esquemas de Young: forma breve. Estudos de psicologia, 29 (1), 23-31.
Wainer, R., et al. (Org). (2016). Terapia Cognitiva Focada em Esquemas: integração em psicoterapia. Porto Alegre: Artmed.
Young, J. E., Klosko, J. S., & Weishaar, M. E. (2008). Terapia do Esquema: Guia de técnicas cognitivo-comportamentais inovadoras. Porto Alegre: Artmed.