Portal de Conferências da IMED, XII Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e XI Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação IMED 2018

Tamanho da fonte: 
Recursos estratégicos em empresas de comunicação visual
Alex Pinheiro, Claudionor Guedes Laimer

Última alteração: 2018-09-03

Resumo


O presente artigo tem como objetivo verificar através de pesquisa de campo a vantagem competitiva de mercado com visão baseada em recursos de empresas de comunicação visual. Para tal fim, este estudo descritivo e de abordagem quantitativa utiliza-se de dados coletados em empresas do ramo de comunicação visual na cidade de Passo Fundo, através de formulário desenvolvido na disciplina de Gestão Estratégica com 34 questões, que abordam as seguintes seções da visão baseada em recursos: Recursos Físicos, Recursos Financeiros, Recursos Organizacionais, Recursos Humanos, Recursos Reputacionais, Inovação e Desempenho. Para a consecução do objetivo proposto, foi gerada uma análise das seis empresas entrevistadas coletando processos de produção de produtos de comunicação visual, e executando uma abordagem quantitativa dos recursos que estão sendo utilizado para a vantagem competitiva entre as empresas concorrentes do mercado. Gerado também uma conclusão de quais recursos são mais influentes para a vantagem competitiva no ramo de comunicação visual, independentemente de tamanho de empresa.

Palavras-chave


Vantagem Competitiva, Estratégia, Comunicação Visual, Recursos

Referências


ALBERTO, C. et al. Estratégias Percebidas Sob o Foco da Teoria de Posicionamento Estratégico , da Visão Baseada em Recursos , da Missão Estratégica e da Tipologia Organizacional : um Estudo com Empresas do Sul do Brasil Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos Unive. 2014.

CARMONA, L. J. D. M. et al. Efeito da intensidade tecnológica na relação entre o investimento em inovação e o desempenho organizacional de setores industriais. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, p. 85–105, 2017.

LEITE FILHO, G. A.; CARVALHO, F. D. M.; ANTONIALLI, L. M. Heterogeneidade De Desempenho Das Pequenas Empresas Brasileiras: Uma Abordagem Da Visão Baseada Em Recursos (Vbr). REAd, v. 3, n. 73, p. 631–650, 2012.

KOSTOPOULOS, K. C., SPANOS, Y. E., & PRASTACOS, G. P. The resource-based view of the firm and innovation: identification of critical linkages. In The 2nd European Academy of Management Conference. 2002.

MUSA, E. V. ATIVOS TANGÍVEIS E INTANGÍVEIS. Disponível em: <http://www.fluxosolutions.com.br/newsletter-9/ativos-tangiveis-e-intangiveis>. Acesso em: 16 maio. 2018.

PORTER, M. E. Competitive Strategty: Techniques for analyzing industries and competitors. New York: Free Press, 1980.

SANTOS, L. C.; GOHR, C. F.; VARVAKIS, G. Um método para identificação e análise de competências e recursos estratégicos das operações de serviços. Gestão & Produção, v. 18, n. 4, p. 791–808, 2011.

VEIGA, L. G. N.; TORTATO, U. Visão Baseada em Recursos e Sustentabilidad : o Paradoxo da Proteção de Estratégias Sustentáveis e as Oportunidades do Compartilhamento de Recursos. RAIMED - Revista de Administração IMED, v. 4, n. 2, p. 220–232, 2014.

VIANA, F. L. E.; LUNA, R. A.; TELES, R. M. DE O. Vantagem competitiva baseada em operações em empresas de setores tradicionais da indústria de transformação. Revista Alcance, v. 22, p. 363–378, 2015.


Texto completo: PDF