Portal de Conferências da IMED, IX Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e VIII Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação da IMED 2015

Tamanho da fonte: 
Influencia de diferentes materiais na perda mineral do esmalte após clareamento dental.
Débora Roso Silveira, Barbara Scarton Fornari, Natalia Pitol, Françoise Van de Sande

Última alteração: 2015-12-01

Resumo


O clareamento dental é uma alternativa de tratamento bastante utilizada para dentes com alteraçãode cor, e apesar de ser um tratamento conservador, os tecidos dentários são submetidos à ação deradicais livres, que podem afetar as estruturas dentárias. Desta forma, o objetivo deste estudo foi investigar a ação de diferentes materiais na perda mineral em esmalte associada ao clareamento. Dentes bovinos foram utilizados para confeccionar os espécimes de esmalte e armazenados em vinho tinto para promover o manchamento dos mesmos. Após, foram submetidos a três sessões de clareamentocom peróxido de hidrogênio 35%. Três grupos (n= 9) foram utilizados para avaliação comparativa: G1(controle) gel de clareamento sem cálcio, G2 - gel de clareamento com cálcio e G3 - gel de clareamento com cálcio e aplicações de um agente para remineralização. As variáveis de desfecho avaliadas foram o percentual de perda de dureza da superfície do esmalte (7, 14, 21 e 28 dias após o clareamento) e alteração de cor. Os dados foram avaliados com ANOVA (perda mineral) e estatística descritiva (alteração de cor). As diferenças de perda mineral entre os grupos não foram estatisticamente significativas, em nenhum dos tempos avaliados. Em relação aos valores colorimétricos todos os grupos apresentaram um clareamento significativo após o clareamento. Concluiu-se que não houve influência do produto de remineralização utilizado ou gel clareador na perda mineral em esmalte. Contudo, investigações adicionaisdevem ser realizadas para avaliar a efetividade de outros materiais para remineralização, pois uma grande perda mineral observada após o clareamento.


Palavras-chave


Clareamento dental. Peróxido de Hidrogênio. Agentes de clareamento. Desmineralização dentária. Remineralização Dentária.

Texto completo: PDF