Portal de Conferências da IMED, IX Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e VIII Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação da IMED 2015

Tamanho da fonte: 
A abordagem grupal no processo de escolha profissional de adolescentes
Ariele Faverzani da Luz, Janaina Mariuzzi, Denise Gelain

Última alteração: 2015-11-24

Resumo


O período que compreende a adolescência possui um destaque especial em virtude da questão profissional, que representa para boa parte dos adolescentes o momento de decidir sobre o seu futuro. A realização de grupos de orientação profissional se revela como um diferencial, uma vez que possui ingredientes que não são encontrados na abordagem individual, como a identificação com o outro, a aprendizagem grupal e o compartilhamento de informações. Participaram deste estudo 14 adolescentes de ambos os sexos que se encontravam cursando o 3º ano do Ensino Médio em uma escola particular do norte do Estado do Rio Grande do Sul. A intervenção grupal realizada com os adolescentes maximizou o conhecimento, a troca de informações e a expressão de angústias e dúvidas, beneficiando a escolha da futura profissão e a identificação de interesses e habilidades pessoais.


Palavras-chave


Psicologia; Adolescência; Escolha Profissional

Texto completo: PDF