Portal de Conferências da IMED, IX Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e VIII Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação da IMED 2015

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Avaliação das dificuldades e dos transtornos de aprendizagem
Marina Belke, Iara Fernandes, Vinicius Renato Thomé Ferreira

Última alteração: 2015-11-19

Resumo


Considerando que as dificuldades e os transtornos de aprendizagem são muito presentes no cenário acadêmico, o presente artigo pretende informar como professores e psicólogos podem avaliar essas condições que prejudicam o desempenho escolar. Primeiramente são definidos os conceitos de dificuldade e de transtorno de aprendizagem em seguida como ocorre a avaliação para uma correta identificação de cada quadro. Observou-se que há pouca clareza na literatura para diferenciar as dificuldades e os transtornos; ainda, professores e psicólogos utilizam estratégias diferenciadas para avaliar estas condições nos alunos. Portanto, uma boa clareza conceitual que diferencie claramente as condições e a clareza das possibilidades de avaliação dos profissionais envolvidos é fundamental para uma correta intervenção.

Palavras-chave


Dificuldade de aprendizagem; transtorno de aprendizagem; avaliação

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