Portal de Conferências da IMED, IX Mostra de Iniciação Científica e Extensão Comunitária e VIII Mostra de Pesquisa de Pós-Graduação da IMED 2015

Tamanho da fonte: 
AUMENTO DA EFICIÊNCIA NA PREVENÇÃO DE INCIDENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA COM O AUXÍLIO DA TECNOLOGIA
Fernando Posser Pinheiro, Thaísa Leal da Silva

Última alteração: 2015-12-01

Resumo


Com o aumento da violência no país, os cidadãos contam com que os órgãos responsáveis pela segurança pública atuem de maneira mais eficaz nas cidades. O recurso mais utilizado na prevenção de incidentes de segurança nas cidades é a ronda/patrulha policial, que consiste basicamente de rondas em locais estratégicos com o objetivo de garantir o cumprimento da lei e da ordem. No entanto, na maioria das cidades do Brasil, as rondas não costumam ser planejadas com base nas estatísticas de incidentes por região, prejudicando sua distribuição e efetividade.

Além disso, com a diminuição do efetivo, o déficit de policiais e a crise financeira que assola o país, a Polícia Militar necessita alocar seus recursos de maneira mais eficiente para que haja um melhor aproveitamento de material e pessoal a fim de cumprir com os objetivos da corporação.

Tendo em vista este problema na segurança pública, este trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema que utilize técnicas de business intelligence e inteligência artificial para analisar os índices estatísticos de incidentes criminosos da cidade de Passo Fundo e fornecer aos órgãos responsáveis um mapa das regiões mais violentas diferenciando-as por horários. Desta forma pretende-se melhorar o desempenho no planejamento e logística das rondas policiais, promovendo uma maior eficiência de uso dos recursos públicos no combate à criminalidade.

Para o desenvolvimento deste sistema, será realizado um levantamento do índice de criminalidade e recursos utilizados pelas rondas policiais na cidade de Passo Fundo, a fim de analisar a evolução do combate à violência e as despesas geradas por esse processo. Posteriormente, este sistema irá realizar a análise dos dados coletados com o objetivo de registrar o padrão de incidentes e planejar as melhores rotas e horários para as rondas por região.

A utilização desse sistema auxiliará os órgãos responsáveis pela segurança da população e melhorará de forma significativa o processo de gestão da logística no combate preventivo de incidentes de segurança e, consequentemente, reduzirá o índice de criminalidade em Passo Fundo.


Palavras-chave


Segurança pública; tecnologia; Polícia Militar; criminalidade; business intelligence; rondas policiais

Texto completo: PDF